Governo aciona a Justiça contra a Samarco

Objetivo é fazer com que a empresa seja responsabilizada pelos danos causados com o acidente no município de Mariana, em Minas Gerais
Compartilhe:
Anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta (11). Foto: Divulgação
Anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta (11). Foto: Divulgação
Anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta (11). Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral (PGE), iniciou uma ação cautelar em desfavor da mineradora Samarco nesta quarta-feira (11). A ação foi protocolada na Comarca de Colatina, na Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, de Registros Públicos e do Meio Ambiente.

Segundo informações divulgadas em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (11), pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira, o objetivo é que a empresa reduza os impactos causados com o acidente ocorrido no município de Mariana (MG) aqui no Espírito Santo, nos municípios banhados pelo Rio Doce, que foi atingido com a lama de rejeitos da mineradora após o acidente ocorrido há uma semana.

Na ação, a PGE pede que seja garantida a distribuição de água potável para consumo humano e animal, caso seja interrompida a captação; elaboração de um plano de comunicação social, para atender a sociedade e órgãos oficiais envolvidos; apoio aos cidadãos atingidos onda de lama; a apresentação de um plano de contenção, mitigação e prevenção dos impactos ambientais. Também foi pedida uma multa à Samarco, em caso de decisão favorável ao Estado.

Na ação cautelar, foi pedido também que a empresa resgate os peixes, entre outros animais, com o intuito de evitar a morte dos que vivem no Rio Doce em sua porção capixaba e evite problemas à população.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também