Gatos precisam de vacinas além da raiva: veja a importância delas

Compartilhe:

Assim como os cães, os gatos também precisam ser imunizados.  Existem 3 tipos diferentes de vacinas para gatos.  A que protege contra três doença,  a que protege contra quatro doença e a que protege contra cinco doenças.

Em filhotes a primeira dose deve ser dada aos 60 dias e requer reaplicação após 30 dias,  em alguns casos a terceira dose deve ser administrada,  o médico veterinário é falará se há esta necessidade. E assim como em cães deve ser dado doses de reforço anuais. 

A vacina múltipla protege contra…

A panleucopenia que é uma doença infecciosa causada por um vírus de fácil transmissão que se dá por meio de secreções no ambiente e por ingestão oral. Os sinais normalmente são falta de apetite, vômito, diarréia, febre, dor abdominal e mucosas pálidas;

Rinotraqueíte leva a doença respiratória, muito contagiosa entre os gatos, sendo similar a um resfriado humano. Os sinais são espirros, perda de apetite, febre, corrimento nasais e oculares, conjuntivite;

Calicivirose é transmitida de animal para animal, filhotes são os mais acometidos, principalmente em locais onde tem aglomeração de gatos, normalmente a doença é aguda, leve e auto-limitante. Os sinais são secreções nasais e oculares, úlceras orais, febre e dificuldade de se locomover;

Clamidiose (existente na V4 e V5 apenas),  é transmitida entre gatos por contato direto por via de secreções nasais e oculares. Em alguns animais pode ser assintomático, mas os sinais mais comuns são febre, espirros, tosse, conjuntivite com secreção ocular, dificuldade de respirar, e em filhotes geralmente podem desenvolver pneumonia.

A V5, protege além das doenças descritas também contra a Felv,  é um vírus que causa leucemia em gatos.  Esse vírus leva a um quadro mais grave de outras doenças que o gatinho possa ter,  justamente por ter comprometimento do seu sistema imunológico. 

Imunizar o seu felino é um ato de responsabilidade.  Leve seu gatinho anualmente para vacinar e ficar protegido contra doenças que podem ser fatais.

Por Dra Bruna Franklin Coutinho

Médica Veterinária da Climev Laranjeiras

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também