Gastos na saúde geram troca de farpas entre Hartung e Casagrande

Compartilhe:
tres
Hartung disse que a verdade aparaceu com a fala de Marino e Casagrande rebateu afirmando que a situação atual é de caos na saúde pública. Foto: Arquivo TN

Por Conceição Nascimento 

As declarações do ex-Secretário de Estado da Saúde (Sesa), Tadeu Marino, à CPI dos Empenhos da Saúde geraram um troca de farpas entre o atual governador, Paulo Hartung (PMDB), e o ex, Renato Casagrande (PSB). Marino afirmou que a execução de despesas sem o devido empenho, quando esteve à frente da pasta, foi necessária devido ao grande volume de serviços e determinações judiciais, como a compra de medicamentos e internação, bem como pela redução dos repasses do Governo federal.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

As declarações de Marino foram rebatidas pelos deputados que compõem a CPI, presidida pelo deputado Euclério Sampaio (PDT). O pedetista afirmou que existem indícios de irregularidades nos empenhos e que diversas instituições filantrópicas alegam não terem recebido os repasses. O governador Paulo Hartung também teria declarado em entrevista que “tinha certeza de que a verdade viria”.

O ex-governador Renato Casagrande usou as redes sociais em defesa de Marino. Ele destacou que não houve despesa sem cobertura, mas atraso no pagamento por falta de repasses do Governo federal, o que foi efetivado integralmente em janeiro de 2015. “Muito diferente do que está fazendo o atual Governo, que cancelou empenhos e cortou 20% dos recursos da saúde, gerando uma situação de caos nos hospitais públicos e filantrópicos”, escreveu.

A secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, conversou com a reportagem nesta quinta-feira (21) e informou que a dívida herdada pela Secretaria de Saúde totaliza R$ 170 milhões.

“Precisamos reconhecer e pagar. A lei diz que toda despesa deve ser precedida de empenho e os custos citados não estavam previstos no orçamento da secretaria”, alertou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Governador, mas não houve retorno.

 

 

 

 

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também