Diretamente do bairro São Marcos, na Serra, um time amador de futebol formado há pouco mais de dois anos, vem conseguindo unir a comunidade, atrair torcedores apaixonados, e já levantando até troféu. Trata-se do Real São Marcos, que atualmente, tem 25 atletas e dez membros na diretoria.
O projeto foi formado para aproximar amigos que eram bons de bola na época da escola. Mas, com o esforço do time, novos talentos do bairro se juntaram ao Real, e o resultado foi o título do Campeonato Liga Bom Time de Futebol Amador 2018, que foi disputado com outros 31 times de diversas cidades do Estado.
A diretoria do time, Luhara Teixeira falou sobre o projeto. “Em nossa primeira competição, chegamos à final, conquistamos o título, levamos 150 torcedores na casa do time rival. E já estamos inscritos para a competição de 2019”, conta ela.
Pelo projeto já passaram cerca de 45 jovens e adultos do bairro e a comunidade já colhe pontos positivos com a iniciativa. “Num lugar onde os índices de violência são altos, é importante a mobilização positiva, onde os moradores do bairro já até usam a camisa do time. Eles ficam sempre informados sobre as partidas”.
O time hoje se mantém através da ajuda de patrocinados da região, e também com uma mensalidade paga pelos jogadores, com intuito de financiar gastos do próprio time, como transporte, manutenção dos uniformes, bolas, entre outros. “Somos registrados, temos CNPJ, e pretendemos correr atrás de ajuda. Vamos captar novos patrocinadores para o futuro, e realizar ações sociais dentro do bairro, como uma escolinha de futebol para crianças”, declara Luhara.