Uma mudança no tempo promete alterar a rotina dos capixabas nesta semana. A aproximação de uma frente fria deve provocar chuvas intensas e rajadas de vento em várias regiões do Espírito Santo, segundo alertas emitidos pela Marinha do Brasil e pelo Instituto Climatempo. Na Grande Vitória, o calor dará espaço para temperaturas mais amenas, acompanhadas de instabilidade atmosférica.
O aviso da Marinha é válido de segunda-feira (22) até terça-feira (23) e prevê ventos fortes ao longo do litoral que vai de Arraial do Cabo (RJ) até Linhares (ES). As rajadas podem alcançar 60 km/h, representando risco para embarcações e atividades de pesca e lazer no mar. A recomendação é de cautela redobrada nesse período.
De acordo com o Climatempo, a frente fria avança pelo Sudeste entre segunda e quarta-feira (24). O fenômeno tem potencial para causar chuva forte, ventania, eventual queda de granizo e queda acentuada das temperaturas.
Massa polar chegando ao ES
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) informou que, a partir de quarta-feira (24), uma massa de ar polar avançará sobre o Espírito Santo. O sistema deve provocar queda nas temperaturas, acompanhada de vento Sul, que atinge principalmente a faixa costeira.
Leia também
O Portal Tempo Novo apurou que a previsão também indica forte agitação marítima a partir de quinta-feira (25), com impacto direto nas condições de navegação e atividades costeiras.
Previsão do tempo para a Grande Vitória
Na Serra e em outras cidades da Grande Vitória, a chuva deve se concentrar entre terça-feira (23) e sexta-feira (26), em diferentes momentos do dia e da noite. A maior intensidade está prevista para a quinta-feira (25). As temperaturas devem variar entre 16°C e 29°C, marcando uma diferença significativa em relação ao calor dos últimos dias.

