
Nova Almeida vai completar 466 anos nesta sexta-feira (6). A localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas festeja seu aniversário com muita festa, cultura e religiosidade.
Os festejos religiosos contam com a oração da Novena de Reis Magos que está sendo celebrada sempre às 19h30 e começou em dezembro. A novena segue no balneário nesta terça (3), com missa na praça de Reis Magos. Na quarta (4), os fieis se encontram na comunidade Nossa Senhora Aparecida; na quinta (5), na comunidade São Sebastião/Bom Pastor e na sexta (6) na comunidade Reis Magos Divino.
A Festa de Reis que celebra o aniversário da localidade mais antiga da Serra também terá agenda no palco montado na praça que fica em frente a Igreja de Reis Magos, com missa, às 19h30. Logo após, às 21h, vai ter show com a cantora Bárbara Black e às 22h30, com a banda Hitmus.
Na quinta-feira (5) os festejos continuam com a missa às 19h30, em frente a igreja de Reis Magos. Logo mais, às 21h, tem show com Juliano Ribeiro e às 22h30 com Cristian e Anderson.
Já na sexta-feira (6) – quando se festeja 466 anos de Nova Almeida, as atividades terão início logo cedo, às 5h, quando acontece a alvorada com queima de fogos e congada.
À tarde, às 16h, acontece a tradicional procissão com as imagens dos Reis Magos em carro aberto pelas principais ruas da região. Já às 18 horas, acontece a cortada do mastro de São Sebastião e São Benedito que terá sua fincada no final de janeiro quando se comemora o padroeiro de Nova Almeida.
+ Janeiro Branco alerta população contra a depressão, ansiedade e pânico
Às 19h30, será realizada a missa de encerramento no palco da praça, seguido da Folia de Reis. Posteriormente, às 20h40, será cantado parabéns para Nova Almeida e após a homenagem tem show às 21h, com Cristiano Fernandes e às 22h30 com a banda católica Rosa de Saron.
![rosa de saron] Nova Almeida](https://www.portaltemponovo.com.br/wp-content/uploads/2023/01/rosa-de-saron.jpg)
Vale ressaltar que a Igreja e Residência dos Reis Magos está fechada para visitação, pois está passando por obras de revitalização e restauro. As intervenções estão sendo realizados pelo Instituto Modus Vivendi que já tem vasta experiência nesse trabalho e é a mesma empresa que fez o projeto das ruínas de São José do Queimado que o transformou em um museu a céu aberto.
Em 2021, estima-se a Igreja de Reis Magos tenha recebido 14.400 visitantes. As belezas naturais vistas do alto da colina da igreja chamam a atenção dos turistas que ficam encantados principalmente, com o balé das andorinhas que são presença constante no local.
A festa é realizada pela Prefeitura da Serra. A agenda que é sempre marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam a cortada do mastro e procissão pelas ruas do bairro, que é realizada no final de janeiro após a Festa de Reis Magos. A programação será divulgada em breve.
Sobre Nova Almeida
Nova Almeida tem apenas 30 dias a menos do que a cidade da Serra e teve seu pontapé inicial de fundação dado pelo padre jesuíta Braz Lourenço com a construção de uma capela rudimentar coberta de palhas, na foz do Rio Reis Magos, quando foi celebrado no dia 6 de janeiro de 1557 a primeira missa para a catequização de índios.
Por isso Nova Almeida comemora seu aniversário nesta data. Já a Igreja de Reis Magos teve sua data de início das obras em 1569, dado pelo jesuíta José de Anchieta, que unificou os diversos agrupamentos indígenas da região e centralizou eles no alto da colina, onde hoje está a igreja de Reis Magos. As obras só foram finalizadas em 1580, 11 anos depois.
Na igreja de Reis Magos está exposto, num retábulo de madeira, o quadro que é a primeira pintura a óleo do Brasil. A obra “Adoração dos Reis Magos” é um dos únicos exemplares remanescentes do trabalho do pintor jesuíta Belchior Paulo.
Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. São remanescentes dessa época a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que recebe mensalmente cerca de 1.200 visitantes, ficando atrás apenas do Convento da Penha.