Folia de Reis, shows e cortada do mastro para festejar 466 anos de Nova Almeida

Compartilhe:
reis
Reis
Nesta sexta (6) uma das atrações da Festa de Reis é a banda católica Rosa de Saron. Crédito: Divulgação

Hoje é sexta-feira – dia 6 de janeiro – data em que a localidade de Nova Almeida completa 466 anos de história.  E para festejar o aniversário da região mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas vai ter cortado do mastro de São Sebastião com shows e apresentação da tradicional Folia de Reis.

Nesta sexta-feira (6) – os festejos continuam a todo vapor e começaram logo cedo, às 5h, quando acontece a alvorada com queima de fogos e congada.

À tarde, às 16h, acontece a tradicional procissão com as imagens dos Reis Magos em carro aberto pelas principais ruas da região. Já às 18 horas, acontece a cortada do mastro de São Sebastião e São Benedito que terá sua fincada no final de janeiro quando se comemora o padroeiro de Nova Almeida.

Às 19h30, será realizada a missa de encerramento no palco da praça, seguido da Folia de Reis. Posteriormente, às 20h40, será cantado parabéns para Nova Almeida e após a homenagem tem show às 21h, com Cristiano Fernandes e às 22h30 com a banda católica Rosa de Saron.

Folia de Reis de Nova Almeida

A Folia de Reis é uma tradição secular que na Serra se mantém viva há 26 anos com a Folia de Reis de Nova Almeida. O grupo  conta com 12 integrantes e tradicionalmente, se apresenta no dia 06 de janeiro, às 19h30, em frente a Igreja Reis Magos. A Folia se apresenta após a missa em comemoração ao Dia de Reis, no palco montado em frente ao templo cantarolando músicas típicas. O grupo também percorre a casa de alguns moradores saudando os donos da casa e respectivas famílias.

“Alguns óbitos de integrantes do grupo aconteceram devido a pandemia e alguns outros pela idade não tem mais condições de participar. Eles irão visitar umas três casas para ajudar a manter viva a atração e depois vão se apresentar ao vivo no palco montado em frente a igreja. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a participarem e ajudarem a manter viva essa tradição. Estamos com poucos membros e precisamos de mais pessoas que queiram manter esta cultura viva”, disse o padre André, um dos responsáveis pela Folia de Reis de Nova Almeida.

+ Festival da Juara começa na sexta na Serra com shows e muitas delícias

Ativista cultural que também faz parte da organização da Folia de Reis de Nova Almeida, Sandra Gomes, contou ao Tempo Novo que o grupo foi fundado em 1996, por moradores da comunidade e comemora seu aniversário, com uma histórica apresentação, no Monumento Reis Magos.

“A Folia é cantada pelos integrantes, que adentram à Igreja, cantando músicas de Reis, com integrantes caracterizados. Ela também visita algumas casas ao entorno e são recebidos pelos moradores, com a mesa de quitutes, dentre eles bolos, broa de fubá, doces, pão, sucos e outros, em agradecimento à bênçãos levadas pelos integrantes da Folia de Reis, que anunciam, nas cantorias, a chegada do menino Deus”

Sandra Gomes, que também é integrante do grupo, disse que desde o primeiro ano acompanha a Folia, recebendo em sua casa os cantadores, tornando se uma das integrantes do grupo.

A festa é realizada pela comunidade com apoio a Prefeitura da Serra. A agenda que é sempre marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam a cortada do mastro e procissão pelas ruas do bairro, que é realizada no final de janeiro após a Festa de Reis Magos. A programação será divulgada em breve.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também