Filme sobre luta de escravos pela liberdade na Serra será exibido na TV aberta

Compartilhe:
Serra
O enredo do filme, que foi produzido na Serra gira em torno da história da maior revolta de escravos do ES e retrata o ocorrido em março de 1849, no distrito de Queimado. Créditos: divulgação.

Novembro carrega o título de mês da consciência negra. E para valorizar essa temática, nesta quinta (24), ás 22h, o filme ,produzido na Serra,  “Queimado- A luta pela liberdade” foi escolhido para ser exibido na TV Educativa (canal 02).

O enredo do filme gira em torno da história da maior revolta de escravos do ES e retrata o ocorrido em março de 1849 quando negros lutaram pela liberdade na Serra, no distrito de Queimado. Ao todo são 30 minutos de documentário e o lançamento da obra aconteceu em novembro de 2011.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e que tem como idealizador Rogério de Morais Martins que já comandou o Conselho de Cultura da Serra.

O elenco conta com grandes figuras da cultura capixaba e serrana que darão seus depoimentos acerca da história. Participam os historiadores Clério José Borges, o pesquisador Irineu Cruzeiro, o poeta Teodorico Boa Morte e o professor Dr. André Malverdes.

+ Jovem capixaba faz lançamento de quadrinhos em Vila Velha

Para as encenações, o elenco contará com os atores Marcus Konká, Bené Freire, Verônica Gomes, Elisa Rosa, entre outros.

“Trata-se de um documentário de audiovisual que retrata a história do patrimônio histórico Cultural de São José do Queimado, mostrando a importância do bem histórico e cultural na região de Queimado, focando a Revolta de Queimado, a arquitetura da igreja, a localização, a população, o restauro, e outros aspectos”, conta Rogério.

Fazem parte ainda da equipe de produção de audiovisual a cineasta Suzi Nunes, como assistente de direção, a atriz e professora de interpretação teatral Verônica Gomes. A direção fica por conta do professor Rogério Morais, que é morador de Valparaíso.

“O personagem principal Elisiário é interpretado pelo ator Marcus Konká, o Frei Gregório por Clério José Borges, e a atriz Elisa Rosa, interpreta a esposa de um dos negros”, acrescenta Rogério.

Sendo assim fica o convite para os moradores da Serra acompanharem, ás 22h, a reexibição do documentário que foi produzido na cidade e tem a participação de atores serranos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também