
Quem curte audiovisual tem encontro marcado nesta quarta (25) e quinta (26) na Serra. Isto porque o Centro de Referência das Juventudes de Novo Horizonte e Feu Rosa irão exibir dentro da programação estadual de janeiro em alusão a Semana da Diversidade o filme Maria Luiza, no Cine Trans.
O filme, “Maria Luiza”, conta a história da primeira mulher trans a entrar nas Forças Armadas Brasileira. As exibições, abertas para o público em geral, acontecem em parceria com a Diazul de Cinema.
As sessões serão nesta quarta (25) e quinta (26), às 19h, no Centro de Referência da Juventudes (CRJ) de Novo Horizonte e às 16h, no CRJ de Feu Rosa, respectivamente.
“Maria Luiza’, tem direção de Marcelo Díaz e diferente da personalidade mais comum de pessoas trans na mídia, ela é recatada, tímida e observadora. Formal em sua aparência e no trato. Católica, assídua frequentadora da missa. É fã de automobilismo e cuida de seu carro como cuidava dos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).
+ Semana da Diversidade Sexual na Serra terá exibição de filmes, palestras e luau
O filme aborda seus conflitos, desilusões e conquistas e investiga: Qual a diferença na sua capacidade profissional antes e depois da transição? O que a tornaria incapaz para o serviço militar? Que riscos sua permanência na FAB traria? De que forma a decisão militar de retirá-la da ativa é consequência da sociedade?
Arquivos da personagem norteiam a imersão em sua subjetividade, com seus desenhos, pinturas e fotos. Os meios militar, transexual e jurídico são parte da história a partir de registros observacionais, encontros e uso de material de arquivo.
A obra apresenta denúncia de violação de direitos humanos com o caso de Maria Luiza e convida à reflexão sobre a liberdade de sermos quem somos.
Veja o trailler do documentário:
MARIA LUIZA | Trailer 2020/BRA (SUBTITLES in CC) from DIAZUL DE CINEMA on Vimeo.