Filhotes de gatos maltratados por adolescentes de 11 anos são resgatados na Serra

Compartilhe:
O caso aconteceu em Vila Nova de Colares. Foto: Divulgação
O caso aconteceu em Vila Nova de Colares. Foto: Divulgação

Um casal de filhotes de gato e a mãe deles foram resgatados em situação de maus-tratos no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, nesta segunda (29). O resgate foi feito pela CPI dos Maus-tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN).

O caso chegou ao conhecimento da CPI por meio de um vídeo divulgado em redes sociais, que mostra duas meninas de 11 anos, maltratando os filhotes. Para ver o vídeo clique aqui.

No Instagram da ativista Luisa Mell onde o vídeo foi postado mais de 7 mil pessoas comentaram indignadas sobre as ações das adolescentes.

“O vídeo nos causou indignação e preocupação porque mostra as meninas maltratando os filhotes sem interferência dos responsáveis. No vídeo aparece a placa do carro e, de forma administrativa, conseguimos localizar o endereço do proprietário em Maria Ortiz, Vitória. Um funcionário da CPI foi ao local e a pessoa informou que vendeu o automóvel e que o atual proprietário não fez a transferência, e forneceu o endereço do comprador, que fica na Serra. Ao chegar no local, identificamos que era o mesmo lugar onde o vídeo foi gravado, bem como identificamos as crianças e adolescentes que apareceram nas imagens. Após conversar com os responsáveis, procedemos com o resgate dos gatinhos que foram encaminhados para a clínica Petmedic, no município da Serra, que passarão por uma avaliação e assim estarem disponíveis para adoção responsável” , declarou a presidente da CPI, a deputada estadual Janete de Sá.

Os filhotes foram avaliados por veterinário e serão colocados para adoção, quando estiverem liberados. Foto: Divulgação

De acordo com laudo da médica veterinária Nazian da Silva Gava, os filhotes estavam em situação de abuso, por caracterizar uma utilização indevida dos felinos, maus-tratos pela violência, felinos sendo arrastados, machucados, extrema covardia, ausência de cuidados indispensáveis como a provisão de um ambiente adequado à espécie, crueldade pela manutenção do animal em situação de sofrimento.

A ação da CPI também contou com o apoio do grupo Resgatinhos ES.

Após o resgate dos felinos, a CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Ales vai encaminhar a ocorrência ao Ministério Público do ES para que os tutores respondam pelos maus-tratos praticados pelos menores. A deputada também vai encaminhar ofício ao Conselho Tutelar da Serra para adotar as medidas necessárias.

Mesmo com o isolamento social a CPI tem mantido as ações e recebe denúncias pelo e-mail: defesadosanimaises@gmail.com.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também