Feu Rosa vai ganhar nova unidade de saúde com consultório odontológico e sala de raio-X

Compartilhe:
Serra Unidade de saúde Feu Rosa
Crédito: Divulgação
Serra Unidade de saúde Feu Rosa
Crédito: Divulgação

As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Feu Rosa, na Serra, já têm data para começar. O prefeito Weverson Meireles (PDT) vai assinar, nesta terça-feira (17), a ordem de serviço que autoriza o início da construção. A prefeitura e o governo federal irão investir R$ 8,7 milhões.

De acordo com a Prefeitura da Serra, a obra deve ser entregue em 360 dias. Apesar disso, mesmo com o novo posto de saúde, a atual unidade regional vai continuar funcionando.

A prefeitura vai construir a nova unidade em um terreno de mais de 3 mil metros quadrados, com 1.025,84 m² de área construída. Dessa maneira, o projeto contribui para ampliar e fortalecer a rede municipal de saúde, ao oferecer uma infraestrutura moderna, acessível e planejada para garantir acolhimento, conforto e agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, a nova UBS será referência em qualidade estrutural e eficiência. “A construção da nova Unidade de Saúde de Feu Rosa demonstra o compromisso da gestão em melhorar o atendimento de saúde. É um projeto moderno, pensado para acolher bem as pessoas, cuidar da saúde e facilitar o acesso aos serviços. Essa obra vai trazer mais qualidade de vida para quem mora na região”, destacou.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Unidades de saúde da Serra

Por sua vez, o secretário de Saúde da Serra, Diogo Cosme, celebrou a iniciativa e reforçou o papel estratégico da nova unidade.

“É importante entender a Unidade de Saúde como uma via de acesso a direitos para o serrano. É através da saúde básica que o cidadão consegue primeiro perceber o vínculo de responsabilidade que o município tem com ele. Temos hoje 39 Unidades de Saúde que levam atendimento, serviços e bem-estar a milhares de pessoas e ampliar isso é se comprometer com o povo da Serra”, disse o secretário ao Jornal Tempo Novo.

Nova unidade de saúde de Feu Rosa

A UBS de Feu Rosa contará com recepção, área de espera e dez consultórios médicos. Oito destinados a clínicos gerais e dois voltados para atendimentos ginecológicos. Além disso, o projeto inclui ainda salas de curativos, medicação, vacinação, escovação, nebulização, coleta, atendimento social e classificação de risco. Como complemento, a unidade terá um consultório odontológico coletivo com área de esterilização.

Para garantir um atendimento completo, a estrutura também abrigará uma farmácia, sala de Raio-X, setor administrativo, sala de TI e sanitários adaptados para todos os públicos, incluindo fraldário e banheiros acessíveis.

Além disso, o projeto contempla um subsolo com espaços complementares, como copa, almoxarifado, sanitários, salas para agentes comunitários de saúde, consultório do Programa de Reabilitação e Orientação do Exercício Físico (PROEF), auditório com 76 lugares, depósito e áreas técnicas. Para assegurar a acessibilidade total aos ambientes, a unidade contará com escadas e plataforma elevatória.

Dessa forma, com a nova estrutura, a Prefeitura da Serra reforça o compromisso com a expansão da atenção primária e com a melhoria dos serviços prestados à população de Feu Rosa e região.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também