
A partir da quarta (22), acontece o retorno após o período pandêmico do Festivalzinho de Cinema de Vitória que este ano chega em sua 21ª edição. O projeto vai atender vários estudantes da Grande Vitória, incluindo da Serra e tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes.
Com apoio da ArcelorMittal, as exibições deste ano acontecem na quarta (22), quinta (23) e sexta (24) às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e está dentro da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro.
Os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de Ensino Público do Município de Serra serão contemplados ao longo dos 3 dias do evento com seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias. Estima-se a presença de um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes.
Leia também
Na programação, seis curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece; Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda.
Ao longo de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória já contabiliza mais de 160 sessões que alcançaram um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo, servindo como importante ferramenta educacional.

O 28⁰ Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

