
Começa neste domingo (11), a tradicional Festa de São Benedito, na Serra-sede. Isto porque, a partir das 18h, acontece a cortada do mastro do santo, que ocorre há mais de 177 anos no município. Os festejos contarão ainda até o final do mês com a puxada e a fincada do mastro. Tudo gratuito.
Neste domingo, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas da Serra-sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 17h, o congo folclórico São Benedito vai a Igreja Matriz, onde o sineiro e o fogueiteiro aguardam os conguistas. Na igreja, os festeiros pedem permissão para os padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início a festa de Santo Bino.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois, enfeitadas com flores silvestres, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também conta com a participação de cavaleiros e amazonas.
Leia também
Estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra II, São Benedito de Santiago (zona rural da Serra), São Benedito e N.Sra. do Rosário de Pitanga, Konschaça e Santo Expedito. A Banda de música Estrela dos Artistas também estará presente.
+ Thiago Brado vem à Serra comemorar os 466 anos da cidade em dezembro
Na programação no dia 17/12, terá desfile das Bandas de Congo Mirins da Serra – 19h. Dia 25, puxada do Navio Palermo – 20h, show musical DJ JV Saxx e Jackson Lima.
No dia 26, acontece a missa do Serrano, na Igreja Matriz, às 9 horas. Posteriormente, às 11h, acontece a Sessão Solene/Entrega do Título de Cidadão Serrano, na Câmara da Serra.
Neste mesmo momento só que na igreja Matriz, acontece a exposição da imagem de São Benedito.
A noite, às 18h, procissão de São de São Benedito, seguido das 20h, com a tradicional fincada do Mastro, show pirotécnico, às 22h e música com Cheiro Moreno e Diogo Nogueira, às 22h30.
A programação continua no dia 27, quando ocorre encontro das Bandas de Congo – 20h – Serra – Sede e logo após show com Taiana França.
A realização da festa é da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra.
