Festa de Pitanga começa nesta sexta (4) com congo, shows e religiosidade na Serra

Compartilhe:
Pitanga
Pitanga
A Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, em Pitanga, faz parte do calendário municipal de eventos na Serra. Crédito: Edson Reis

Começa nesta sexta-feira (4), na Serra, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, em Pitanga, na área rural do município, que anualmente reúne centenas de fiéis na comunidade. Estão programados apresentações e encontros de bandas de congo; fincada e puxada do mastro com o navio Palermo; shows musicais; queima de fogos, entre outras atrações.

A programação começa hoje (4), às 19 horas, quando a comunidade realiza a levada do navio para a zona rural com a banda de congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga. Logo após, às 20 horas, tem show com a banda Ritmos.

No sábado (5), às 19 horas, a programação se repete pelas principais ruas da região. A partir das 20 horas, tem show com Garotos da Camisa e às 22h, com Reder Matos.

No domingo (6), ponto alto dos festejos, a agenda começa logo cedo, às 8 horas, com celebração na igreja católica em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Às 18h, ocorre a puxada do navio com participação de bandas de congo da Serra e banda de música Estrela dos Artistas. Às 21 horas, acontece a fincada do mastro em frente a igreja.

De acordo com a Associação das Bandas de Congo, responsável pela parte folclórica dos festejos, vai ter show com o grupo de pagode Raízes, às 15 horas e Jorge Violeiro, às 21h.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

A Serra é o maior celeiro de bandas de congo do Espírito Santo: com 19, entre elas, 10 adultas e 9 mirins. Para cada banda adulta existe um grupo mirim. O objetivo é a manutenção e preservação da herança cultural do congo.

+ Baile de Máscaras com Kinteto + no Dona Nete, em Jacaraípe

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, em Pitanga, faz parte do calendário municipal de eventos na Serra. O evento é organizado pela Prefeitura da Serra em parceria com a Associação das Bandas de Congo da Serra.

Os festejos, que acontecem sempre na última semana de outubro, foram transferidos excepcionalmente este ano para o primeiro final de semana de novembro (4, 5 e 6/11), por conta das eleições gerais que acontecem neste domingo (30). O evento integra o Ciclo Folclórico da Serra, e conta com três dias de festas.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também