Ferraço deve ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa sem oposição

Compartilhe:
Theodorico Ferraço deve ser reconduzido à presidência. Foto: Divulgação ALES
Theodorico Ferraço deve ser reconduzido à presidência. Foto: Divulgação ALES

Por Anderson Soares

Theodorico Ferraço deve ser reconduzido à presidência. Foto: Divulgação ALES
Theodorico Ferraço deve ser reconduzido à presidência. Foto: Divulgação ALES

Foi dada a largada para escolha do presidente da Assembleia Legislativa (Ales) para o biênio 2015/2016. A eleição da Mesa Diretora, que normalmente acontece na sessão de posse dos deputados, marcada para o próximo dia (01), movimentou um grupo de parlamentares interessados em comandar o Legislativo Estadual.

Mas apesar dos agitos, o que se ouve nos corredores da Ales é que Theodorico Ferraço (DEM) deve ser reeleito com maioria absoluta dos votos dos colegas.

Parlamentares ligados à base do antigo governo Renato Casagrande (PSB) criaram um movimento para indicar ao posto o deputado Josias Da Vitória (PDT). Entre os deputados que faziam parte estavam o veterano Gilsinho Lopes (PR) e os novatos Marcos Bruno (PRTB) e  Sérgio Majeski (PSDB). Pelo jeito nem todos aderiram.

Por telefone, o deputado Da Vitoria disse que em nenhum momento se colocou como candidato à Presidência da Casa. Mas que se sentiu lisonjeado pela confiança dos pares em fomentar o seu nome.

Da Vitória garantiu ainda que não há mais nenhum grupo formado com interesse de disputar a Presidência. “Theodorico é uma indicação do governador Hartung é um nome que representa consenso dentro da Casa”, afirmou.

No fim do ano passado, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado Gilsinho Lopes (PR) gerou polêmica na Ales. A PEC mudava as regras estabelecidas no ano de 2003 (pós era Gratz) sobre a reeleição de membros da Mesa Diretora para uma legislatura seguinte.

A proposta foi aprovada e, com isso, Theodorico Ferraço não terá impedimento para disputar novamente a Presidência.

Futuro das comissões será decidido na posse: Bruno Lamas (PSB) quer Educação

Também no dia 01, após a posse dos deputados e a escolha da Mesa Diretora da Ales, é feita a distribuição do colegiado das comissões.

O único deputado eleito pelo município da Serra, Bruno Lamas (PSB) pretende pleitear a liderança da comissão de educação do Legislativo. A informação vem do próprio deputado, que destacou os feitos do seu trabalho como vereador do município e que pretende ampliar frente à Comissão de Educação.

Luiz durão continuará sendo deputado

Apesar de não ter conseguido a vitória direta nas urnas, Luiz Durão (PDT) deve continuar na Ales. Ele disputou as eleições pela coligação “Com a Força do Povo Capixaba: PT/PDT”, só que não conseguiu a reeleição. Segundo Da Vitória, o deputado eleito Nunes (PT) deve ser aproveitado à frente da Secretaria de Estado do Trabalho dando lugar ao colega de partido.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também