Feira Literária na Ufes vai homenagear serrana Judith Castello | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de junho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 22 de maio de 2019 às 11:27

Feira Literária na Ufes vai homenagear serrana Judith Castello


Judith Castello é a primeira deputada estadual do ES eleita. Foto: Divulgação

A serrana Judith Leão Castello Ribeiro, primeira deputada estadual  eleita no Espírito Santo, será a homenageada da sétima edição da Feira Literária Capixaba que acontecerá na Ufes, em Vitória.

O evento começa nesta quarta (22) e vai até o domingo (26) e terá uma programação cheia de lançamentos de livros, palestras, manifestações culturais, workshops e muito mais, todos os dias, sempre das 9 às 20h, gratuitamente.

Haverá, ainda, atrações para as crianças, com contação de histórias e muitas brincadeiras, shows musicais, oficinas de arte, Yôga, Capoeira, Cortejo Cultural, entre outras atrações.

Na programação, destaque para a participação de artistas da Serra como: Academia de Letras e Artes da Serra, que fará um sarau lítero-musical, Banda de Congo Konshaça, Banda Estrela dos Artistas, Grupo de Dança Sênior: Amor e Arte, Projeto Semearte, da Associação de Artesãos do Município da Serra, entre outros.

Na quinta-feira (23), o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta, vai compor, às 9h, uma mesa redonda onde será debatido o assunto “Leis de incentivo à Cultura: Um caminho para a democratização das artes”.

Confira a programação completa no site do evento: www.afesl.com.br/flices2019.

A 6ª Flic-ES tem o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Judith

Nascida no município da Serra em 31 de agosto de 1898, Judith Leão Castello Ribeiro foi jornalista, professora, escritora e política. Em 1947 foi eleita a primeira deputada estadual do Espírito Santo, cargo que exerceu por diversos mandatos.

Em 1949 pleiteou uma cadeira na Academia Espírito-Santense de Letras, o que lhe foi negado. Em decorrência disso, fundou, em parceria com outras escritoras capixabas, a Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, da qual foi a 1ª presidente.

Somente em 1981 Judith ingressou como a primeira mulher a ocupar uma Cadeira na Academia Espírito-Santense de Letras. No mesmo ano também ingressou no Instituto Histórico Geográfico do Estado do Espírito Santo. Em 1952, ajudou a fundar a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória. Ela morreu em março de 1982 na cidade do Rio de Janeiro.

Serviço: 6ª Feira Literária Capixaba (Flic)

Quando: de 22 a 26 de maio, das 9 às 20h

Onde: Ufes, campus de Goiabeiras – Av. Fernando Ferrari

Entrada: gratuita para toda a programação




O que você acha ?

Você é a favor da Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por