30.6 C
Serra
terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Feira Literária na Ufes vai homenagear serrana Judith Castello

Leia também

Banda Volave vai dar o tom do ano novo no Espaço Marbella com bebida e comida liberadas

    A banda Volave, de Chácara Parreiral voltou com força total para o cenário musical neste final de ano. O projeto...

Crianças colocam fogo em decoração de Natal do Parque da Cidade

Um ato de vandalismo chamou atenção de quem passava pelo Parque da Cidade na manhã desta terça-feira (10). Trata-se...

Depressão: Cães e gatos também sofrem com a doença

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina, são quase 12 milhões de brasileiros sofrendo com a...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Judith Castello é a primeira deputada estadual do ES eleita. Foto: Divulgação

A serrana Judith Leão Castello Ribeiro, primeira deputada estadual  eleita no Espírito Santo, será a homenageada da sétima edição da Feira Literária Capixaba que acontecerá na Ufes, em Vitória.

O evento começa nesta quarta (22) e vai até o domingo (26) e terá uma programação cheia de lançamentos de livros, palestras, manifestações culturais, workshops e muito mais, todos os dias, sempre das 9 às 20h, gratuitamente.

Haverá, ainda, atrações para as crianças, com contação de histórias e muitas brincadeiras, shows musicais, oficinas de arte, Yôga, Capoeira, Cortejo Cultural, entre outras atrações.

Na programação, destaque para a participação de artistas da Serra como: Academia de Letras e Artes da Serra, que fará um sarau lítero-musical, Banda de Congo Konshaça, Banda Estrela dos Artistas, Grupo de Dança Sênior: Amor e Arte, Projeto Semearte, da Associação de Artesãos do Município da Serra, entre outros.

Na quinta-feira (23), o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta, vai compor, às 9h, uma mesa redonda onde será debatido o assunto “Leis de incentivo à Cultura: Um caminho para a democratização das artes”.

Confira a programação completa no site do evento: www.afesl.com.br/flices2019.

A 6ª Flic-ES tem o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Judith

Nascida no município da Serra em 31 de agosto de 1898, Judith Leão Castello Ribeiro foi jornalista, professora, escritora e política. Em 1947 foi eleita a primeira deputada estadual do Espírito Santo, cargo que exerceu por diversos mandatos.

Em 1949 pleiteou uma cadeira na Academia Espírito-Santense de Letras, o que lhe foi negado. Em decorrência disso, fundou, em parceria com outras escritoras capixabas, a Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, da qual foi a 1ª presidente.

Somente em 1981 Judith ingressou como a primeira mulher a ocupar uma Cadeira na Academia Espírito-Santense de Letras. No mesmo ano também ingressou no Instituto Histórico Geográfico do Estado do Espírito Santo. Em 1952, ajudou a fundar a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória. Ela morreu em março de 1982 na cidade do Rio de Janeiro.

Serviço: 6ª Feira Literária Capixaba (Flic)

Quando: de 22 a 26 de maio, das 9 às 20h

Onde: Ufes, campus de Goiabeiras – Av. Fernando Ferrari

Entrada: gratuita para toda a programação

Comentários

Mais notícias

Crianças colocam fogo em decoração de Natal do Parque da Cidade

Um ato de vandalismo chamou atenção de quem passava pelo Parque da Cidade na manhã desta terça-feira (10). Trata-se de um Papai Noel de...

Depressão: Cães e gatos também sofrem com a doença

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina, são quase 12 milhões de brasileiros sofrendo com a doença. Porém, quem pensa que...

Léo Dagaz, banda Pura Viva e outras atrações na agenda do Enseada Beach Club no sábado

Neste fim de semana começa a programação Enseada Beach Club – um novo conceito que promete animar e movimentar as tardes do verão de...

Deputados são contra aumento no Fundo Eleitoral, mas usaram dinheiro para campanha -veja valores

Em 2020 partidos políticos podem ter R$ 3.8 bilhões para gastar nas campanhas eleitorais. Isso porque, foi aprovado na Comissão Mista um relatório que...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!