Serra, 22 de junho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 23 de dezembro de 2016 às 10:39

Fé, tradição, congo e muita música na Sede para festejar São Benedito


A festa do padroeiro da Serra acontece há 171 anos no município e reúne anualmente milhares de fieis na Sede. Foto: Arquivo TN

Ana Paula Bonelli

Neste final de semana a Serra vai respirar fé e tradição. Isto porque neste sábado (24), domingo (25) e segunda (26) o município rende homenagens ao seu padroeiro São Benedito. Congo, religiosidade e música fazem parte da agenda de festividades que conta ainda na segunda-feira com feriado municipal quando se comemora o Dia do Serrano e do Santo Bino.

As atividades começam logo cedo, na Serra-sede, no sábado, às 5 horas, com a tradicional Alvorada de Natal que terá participação da banda de congo Konchaça e da banda de música Estrela dos Artistas. Às 20 horas, tem Missa de Natal na Igreja Matriz.

Já no domingo (25) a Missa de Natal, na Igreja Matriz é às 9 horas. Logo mais às 18 horas acontece a procissão de Natal e São Benedito, seguida às 20 horas da puxada do navio Palermo com participação de diversas bandas de congo da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra). A banda Estrela dos Artistas também vai abrilhantar os festejos.

Às 22 horas tem show sertanejo com a dupla Lucas e Tiago e muito forró às 23h com Alemão do Forró.

Feriado Municipal

Na segunda-feira – dia 26 – feriado municipal – acontece o ponto alto da Festa de São Benedito. O Dia do Serrano e do padroeiro da Serra começa a ser festejado logo cedo às 9 horas na Igreja Matriz, quando acontece a Missa do Serrano.  Logo após, às 11 horas, a festa continua na Câmara da Serra, com a entrega de título de Cidadão Serrano às personalidades de destaque do ano. Neste momento também acontece a solenidade de transferência simbólica da capital do Estado para a Serra.

Pouco depois, às 12 horas, acontece a exposição da Imagem de São Benedito na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição com a Banda de Congo Folclórico de São Benedito, a mais antiga do município.

Mais tarde, às 18h30, ocorre o ponto alto dos festejos com a puxada do mastro de São Benedito. O evento reúne todo ano milhares de fiéis. Diversas bandas de congo e a banda de música Estrela dos Artistas acompanham o cortejo pelas ruas da Sede. A fincada do mastro em frente a igreja Matriz, acontecerá por volta das 21h com direito a muito foguetório.

Às 21h sobem ao palco os forrozeiros do Trio Capixaba e logo após às 23h tem show com a banda Casaca.

Na terça-feira – dia 27 – o ciclo da festa é fechado com o desfile das bandas de congo da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra). O evento está marcado para às 19h e logo após tem show com a dupla Estevão e Willian.

Santo Bino

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes em gratidão fizeram a promessa de todo ano homenagear o santo pela graça obtida.

A festa de São Benedito acontece há 171 anos no município.




O que você acha ?

Você está animado para a Copa do Mundo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por