24.5 C
Serra
sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Capixabas farão webconferência no sábado para aprovação de projeto emergencial para a cultura

Leia também

Atenção | Acidentes travam trânsito na Serra e congestionamento é gigantesco na BR-101

A volta para casa de motoristas que precisam passar pela BR-101, Norte Sul e outras vias da Serra está...

PIB capixaba cai 12,2% no segundo trimestre, aponta Federação

A economia capixaba teve um recuo de 12,2% no segundo trimestre. O número da estimativa divulgada na última terça-feira...

Com isolamento social despencando, Serra registra três novas mortes e 112 casos de coronavírus em 24h

Sendo a segunda cidade do Espírito Santo com o maior número de casos confirmados e mortes por coronavírus, a...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A jornalista Úrsula Vidal é presença nacional confirmada na webconferência estadual. Foto: Divulgação

Neste sábado (23) vai rolar uma Webconferência de Emergência no Espírito Santo para pedir a aprovação da PL 1075/2020 da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB do Rio de Janeiro) que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, enquanto as medidas de isolamento ou quarentena estiverem vigentes. O movimento está acontecendo em todo o Brasil e no Espírito Santo, 36 espaços culturais independentes capixabas irão participar. O movimento é puxado é o Cooperativa de Espaços Independentes de Cultura e Arte da Grande Vitória. Desde o início da pandemia da Covid-19, estes espaços estão penando para se manter de pé.

Segundo Antônio Vitor, gestor do Centro Cultural Eliziário Rangel, que fica em São Diogo existe uma verba muito alta no Funcultura que está represada e não está sendo utilizada. “Os teatros e espaços culturais foram os primeiros a serem fechados e serão os últimos a abrir devido ao risco de contaminação. Precisamos de ajuda para continuar fomentando a cultura local, mantendo viva nossa identidade. Esse valor, que seria R$ 10 mil  para cada espaço vai garantir a existência e funcionamento destes espaços culturais nas cidades brasileiras”.

A transmissão da webconferência será realizada no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. Foto: Divulgação

A transmissão no Espírito Santo será realizada no Eliziário Rangel. “Seremos o epicentro de articulação estadual deste projeto de lei”. Stael fará intermediação e a Maria Martha do Espaço Eco Ternura da Vila das Artes, em Jacaraípe, fará a relatoria. “Estamos articulados em nível nacional para este movimento. Temos um grupo no Whatsapp e vamos encaminhar para todos os deputados, seja direita ou esquerda, para buscarmos esta aprovação. A carta é assinada por 580 espaços nacionais”.

Outras transmissões também serão realizadas em outros estados, a primeira ocorreu no Ceará.

Entre os nomes nacionais estão confirmados  Célio Turino  e Úrsula Vidal e estaduais, Fabricio Noronha, Helder Salomão (Deputado Federal), Iriny Lopes (Deputada Estadual)  e Renata Weixter (Secretaria de Cultura de Cariacica).

Artistas quiserem participar pode se inscrever, há espaço para 250 artistas participarem.  Para se inscrever clique aqui.

A transmissão será realizada pelo Instagram do Lei Emergencia Cultural (clique aqui)

Espaços independentes

O Sesc Glória e o Teatro Carlos Gomes que são espaços culturais públicos também estão com atividades paralisadas. “O Sesc desligou todos os funcionários e não tem previsão de reabrir mesmo após a pandemia. O Carlos Gomes está fechado há muito tempo. Sabemos que os espaços culturais públicos já são reduzidos no Espírito Santo.  E os espaços independentes tem segurado esse rojão e tem possibilidade de muitos também não voltarem após a pandemia devido a dificuldade financeira. Isso é um analisador importante para o cenário capixaba. Precisamos da aprovação desta PL para podermos continuar nosso trabalho”, pontua Antônio.

Clique aqui para conferir o teor da PL

 

 

Comentários

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

PIB capixaba cai 12,2% no segundo trimestre, aponta Federação

A economia capixaba teve um recuo de 12,2% no segundo trimestre. O número da estimativa divulgada na última terça-feira (15) pela Federação das Indústrias...

Com isolamento social despencando, Serra registra três novas mortes e 112 casos de coronavírus em 24h

Sendo a segunda cidade do Espírito Santo com o maior número de casos confirmados e mortes por coronavírus, a Serra registrou, em apenas 24...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!