Familiar que abandonar parente pode ficar sem receber herança

O autor do projeto cita como exemplos os idosos, muitas vezes abandonados por parentes, que passam a depender da ajuda de estranhos
Compartilhe:
idosos
Os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de onde moram. Foto: Agência Brasil
Projeto de lei é do deputado federal, Sérgio Vidigal. Foto: Divulgação

Por  meio do Projeto de Lei 3846/2019, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) quer impedir que herdeiros sejam beneficiados na sucessão aos bens de parentes que tenham abandonado, material ou afetivamente, o autor da herança. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo Vidigal, muitos idosos dependem da ajuda de pessoas sem qualquer grau de parentesco, após terem sido abandonado por seu familiares. “Por vezes o autor da herança é vítima dos próprios filhos e, quando do seu falecimento, o abandonador é favorecido com seus bens”, disse. 

Outra situação prevista no projeto é garantir a pessoas com impedimentos físico, intelectual, sensorial ou outros que reduzam sua capacidade, sejam incluídas na sucessão. 

A Constituição Federal determina que filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. 

O PL 3846 tramita em caráter exclusivo nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados. O projeto deve ser votado também no Senado Federal. 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também