Exposição “Todas as faces de Maria” é aberta em Vitória

0
Maria Laurinda Adão, grande personalidade da cultura capixaba. Foto: Divulgação
Maria Laurinda Adão, grande personalidade da cultura capixaba. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 23, acontece a abertura da exposição “Todas as faces de Maria”, no Mucane – Museu Capixaba do Negro, em Vitória. A inauguração será às 19h, e a mostra homenageia todas as mulheres negras brasileiras através de Maria Laurinda Adão, grande personalidade da cultura capixaba.

Através de registros fotográficos dos últimos seis anos, realizados pelos professores, Genildo Coelho Hautequestt Filho, Dário Dias, Luan Volpato e Renilson Chagas, e do documentário de mesmo nome produzido em 2012, a exposição conta a história de vida dessa grande mulher, que é parteira, coveira, mãe-de-santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher.

Na abertura da exposição, haverá uma apresentação do Grupo de Caxambu Santa Cruz, da comunidade quilombola de Monte Alegre, Cachoeiro, e será servida uma feijoada aos presentes.

Com curadoria de Aline Miceli, Bernadete Rubim e Genildo Coelho Hautequestt Filho, a exposição é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, em Parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, e conta com o patrocínio do Instituto Sincades.

“Todas as faces de Maria” fica em cartaz até 1º de dezembro. O Museu Capixaba do Negro localiza-se na Avenida República, 121, no Centro de Vitória, e funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e aos sábados e domingos, das 12 às 16h.

 

Comentários