Ex-secretário de Defesa Social da Serra é o novo comandante da PM

Compartilhe:
O coronel Nylton Rodrigues articulou a criação da Guarda Municipal e da Lei dos Bares na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
O coronel Nylton Rodrigues teve como bandeiras a Guarda Municipal e da Lei dos Bares na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Em meio a grave crise de segurança deflagrada após a paralisação total da Polícia Militar capixaba, o coronel Nylton Rodrigues assume o comando da instituição. A troca foi anunciada na manhã desta segunda – feira (06) pelo secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, como uma das medidas para tentar resolver o impasse do Governo com a PM e debelar a epidemia de crimes que se espalha pelo Espírito Santo, notadamente na Grande Vitória.

A missão de Nylton, segundo Garcia, é fazer a PM voltar às ruas. O coronel deixou a secretaria de Defesa Social da Serra no último dia 13 de janeiro, onde teve como principal bandeira a implantação da Guarda Civil Municipal, que ainda não foi para as ruas da cidade.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na gestão anterior do prefeito Audifax Barcelos (Rede), entre 2013 e 2016, Nylton também foi o defensor da lei implantada na Serra que restringe o funcionamento de bares e casas noturnas durante a madrugada. A regra acabou flexibilizada após polêmicas relacionadas ao impacto econômico no setor e a eficácia da mesma no combate a violência na cidade, que há mais de 20 anos é líder no número de assassinatos no ES.

Foi na gestão Nylton a frente da Secretaria Municipal de Defesa Social, que a Serra teve o menor número de assassinatos nos últimos 16 anos: foram 267 casos em 2016, contra os 320 assassinatos de 2015, uma queda de 17%.  

Liminar, Força Nacional e Forças Armadas

A Justiça acatou o pedido de liminar do Governo do ES determinando a desobstrução das unidades da Polícia Militar por familiares dos policiais e o retorno dos profissionais e viaturas as ruas. A decisão, datada desta 2ª feira (06), é do desembargador substituto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Robson Luiz Albanez.

Também na manhã desta segunda-feira (06) o secretário André Garcia disse que o Estado já solicitou ao Governo Federal a vinda da Força Nacional de Segurança e também das Forças Armadas.   

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também