20.8 C
Serra
quarta-feira, 15 de julho de 2020

Evento em Feu Rosa e Boa Vista para conscientizar sobre gravidez na adolescência

Leia também

Estado muda e amplia critérios para coleta e detecção do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde publicou, na tarde da última segunda-feira (13), atualizações das definições de casos e critérios para...

Prefeitura reabre Parque da Cidade para caminhadas e passeios de bicicleta

Os moradores da Serra que praticam exercícios físicos, como caminhada e passeios de bicicletas, já podem voltar a utilizar...

Contarato denuncia Bolsonaro na ONU por descaso na proteção de povos indígenas

O senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) enviou um ofício ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU (Organização das...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Segundo a Prefeitura da Serra, o número de adolescentes grávidas entre 10 e 19 anos está caindo na Serra. Foto: Divulgação Agência Brasil

Nesta sexta-feira (21) acontece o Carna Prev – Carnaval da Prevenção – às 9h30, na unidade de saúde de Boa Vista. O evento é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação, por meio do Programa Adolescente Cidadão (PAC) e tem o objetivo de trabalhar a redução do número de adolescentes grávidas na Serra.

Segundo a Prefeitura da Serra, o número de adolescentes grávidas entre 10 e 19 anos está caindo na Serra, e para garantir que essa redução o município irá realizar em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez, um verdadeiro “bloco da folia” para orientar os jovens a evitarem uma gravidez indesejada.

Teatro, dinâmicas, bate-papo e brincadeiras estão entre as atividades utilizadas para orientar os adolescentes sobre o tema. A expectativa é que cerca de 70 estudantes participem.

A palestra para os jovens será realizada pela médica ginecologista de crianças e adolescentes da unidade de saúde de Boa Vista, Sylvia Ribeiro do Val Bahiense. A especialista é responsável pelo ambulatório de Ginecologia Infanto Puberal da unidade e vai abordar temas como as transformações do corpo e o respeito às diferenças.

Em Feu Rosa também haverá atividade. A equipe da unidade de saúde vai realizar uma roda de conversa com os alunos da escola Marinete De Souza Lira, nesta quinta-feira (20). Vão participar 100 alunos, divididos em dois turnos.

Queda

Em 2019, segundo dados atualizados em janeiro, houve 898 gestações de mulheres entre 10 e 19 anos em um universo de 7.113 gestantes na Serra. As adolescentes representam 12,68% do total de grávidas no período. Esse percentual está abaixo da estimativa de 13,5% estipulada pelo Ministério da Saúde para avaliação de indicadores da área.

No ano anterior, foram 999 adolescentes grávidas em um total de 8.035 mulheres gestantes. Ou seja, em 2019 houve queda de 10% no número total de jovens grávidas no município.

Os percentuais de mães adolescentes entre o total de grávidas também vêm caindo desde 2016, quando chegaram a 15,19%. Por outro lado, o número de grávidas no geral está se mantendo estável desde então, com média de 7.800 gestantes por ano, lembrando que a Serra é o município mais populoso do Estado, com 517 mil habitantes.

As reduções estão ligadas às ações de educação no município. O Programa Adolescente Cidadão (PAC) atua em parceria com as escolas municipais de bairros de maior vulnerabilidade social, oferecendo conhecimento a estudantes entre 10 e 19 anos. O objetivo é auxiliar no processo de construção da identidade dos participantes e abordar temas como gravidez na adolescência. Em 2019, 2.319 estudantes foram atendidos.

A Serra está ampliando o acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF), existente em 24 unidades de saúde, onde o tema é abordado junto aos adolescentes alertando para as consequências de uma gravidez não planejada. O município também oferece DIU e anticoncepcionais orais e injetáveis, além de distribuir preservativos nas unidades de saúde.

Comentários

Mais notícias

Prefeitura reabre Parque da Cidade para caminhadas e passeios de bicicleta

Os moradores da Serra que praticam exercícios físicos, como caminhada e passeios de bicicletas, já podem voltar a utilizar a pista de caminhada e...

Contarato denuncia Bolsonaro na ONU por descaso na proteção de povos indígenas

O senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) enviou um ofício ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) denunciando o presidente...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!