Estudantes constroem foguetes e lançam em praça de Nova Almeida

Compartilhe:
Alunos da escola Valeriana Rosa preparam o lançamento de mais foguete: projeto envolveu 134 adolescentes. Foto: Divulgação
Alunos da escola Valeriana Rosa preparam o lançamento de mais foguete: projeto envolveu 134 adolescentes. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Já pensou lançar foguetes em plena praça do bairro? Pois foi o que aconteceu na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida. Os autores do feito são o professor Edmar Guimarães Manduca e seus alunos de 7º e 8º anosda Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valeriana Rosa Cezar.

Apaixonado por astronomia e astronáutica, Manduca, diz que se inspirou na Mostra de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (Oba).Levou a ideia para a Emef Valeriana, onde teve o apoio para realizar o projeto.

“Comecei a participar da Oba e decidi desenvolver trabalhos na escola. Este é o primeiro ano que faço foguetes aqui e foi um sucesso, pois 104 alunos participaram e as equipes fizeram 37 foguetes. Fiquei surpreso com a empolgação e participação de alunos, principalmente aqueles que costumam não dar retorno nas atividades convencionais da escola”, frisa.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Ele explicou que para construir e lançar os foguetes usou materiais recicláveis (garrafas pet, papelão, cano PVC), fita adesiva e uma bomba de encher pneu para fazer pressão no lançamento. O recorde de distância de lançamento foi de 49 metros.

Para os alunos, a aula foi incrível. Rikelmy Rodrigues, 14 anos, nem sabia o que era astronomia. “Nunca tinha ouvido falar em astronomia e o professor trouxe esse trabalho legal. Não sabia que era tão fácil fazer um foguete e fiquei impressionado em ver que colocando água ele ia mais longe”, relatou.

Kayky Pereira, 14 anos, também curtiu. “Foi fácil construir. Fizemos o foguete com garrafa pet, depois enchemos ele com água e colocamos numa base de cano. Aí foi só fazer pressão com a bomba para ele voar”, detalhou.

Alex Junior Magalhães, 15 anos, aprendeu bem a matéria. “Para mim esse trabalho foi divertido, pois tivemos que sair da escola para lançar os foguetes. E o professor fez o lançamento sem água e nós fizemos com água que vai bem mais longe. Me deu vontade de aprender mais”, aponta.

A pedagoga da escola, Cleide Divino, disse que o projeto estimulou muito os alunos. “Toda a escola participou e os alunos ficaram muito empolgados, com desejo de aprender. Precisamos de ideias assim, pois aqui falta apoio e projeto para os jovens. Muitos acabam indo para o mundo das drogas. Só este ano perdemos três alunos para a violência”, lembra.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também