• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.593 casos
  • 705 mortes
  • 34.297 curados
29.4 C
Serra
segunda-feira, 25 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.593 casos
  • 705 mortes
  • 34.297 curados

Estrela dos Artistas é trilha sonora da Serra há meio século

Leia também

Roubo de cabos da OI, em Pitanga, deixa moradores sem internet

Moradores do bairro Pitanga, que fica na região rural da Serra, estão sofrendo com os constantes roubos de cabos...

Findes oferece 9 vagas de emprego para a Grande Vitória e tem oportunidade para professor

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) está com vaga de emprego abertas para a Grande Vitória, Aracruz,...

ES prorroga inscrições dos editais do Funcultura que garantem até R$ 130 mil por projeto

O Governo do Estado prorrogou as inscrições para todos os editais da Cultura 2020 para fevereiro. São 26 editais...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A banda Estrela dos Artistas possui 45 músicos. Foto: Divulgação

Um verdadeiro patrimônio da cidade.  Assim é a banda Sociedade Musical Estrela dos Artistas, que começou seu trabalho cultural no município há mais de 50 anos, que além de apresentações, também ensina música. 

Presente desde 1967 nas solenidades e festas não só na Serra como em outras cidades capixabas, a Estrela dos Artistas possui uma sede própria que fica na Serra – Sede onde possui um espaço que incentiva a prática e o preparo de músicos.  Lá são ministradas aulas de música de graça para a comunidade.

Na banda desde 1978, o trompetista José Miguel Alexandre Ferreira destaca a importância cultural da Sociedade Musical. “O trabalho da Estrela dos Artistas é de suma relevância para a Serra. É uma cultura serrana levada para todo o Estado. Aprendi música com o maestro Antísthenes, fundador da banda e todo esse conhecimento é repassado à comunidade para dar continuidade a tradição da música”, conta.

Atualmente a banda possui 45 músicos. “Por se tratar de uma banda de música a diversidade é alta, o que faz com que o repertório fique grandioso, pois a Estrela dos Artistas se apresenta de diversas formas, ora se apresentando como banda de música tradicional, ora se apresentando como BigBand”, conta o presidente da banda, Jan Carlo Ferreira Santos.

Em seu repertório a Estrela dos Artistas apresenta marchinhas de carnaval, música popular brasileira, samba, dobrados e músicas da atualidade. Jan Carlo conta que ao longo dessas cinco décadas, a cada ano 40 alunos em média foram atendidos nas aulas de música. “Por ser um aprendizado que vai além da grade regular de ensino, o percentual de alunos que permanecem até o fim e tornam-se efetivamente músicos não é tão alto, principalmente nos dias atuais, em que a atenção das crianças e jovens é facilmente ocupada ou desviada pelos diversos entretenimentos que acompanham a tecnologia”, lembra.

Ensino de música de graça para comunidade  

Atualmente a Estrela dos Artistas dá aula para 60 alunos. E além de teoria musical, concentra seu ensino prático à instrumentos de sopro e percussão: flauta doce, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, bombardino, bateria e percussão.

As inscrições são realizadas através do site da banda, e a divulgação através das redes sociais da instituição. “Nossas inscrições são abertas anualmente após o carnaval, com vagas limitadas, já que a cada ano superamos novos recordes de inscrições. Atendemos ao público de todas as idades, porém, devido a diferença de metodologia de ensino, é necessário dividir as turmas. Por exemplo, no corrente ano, a procura foi maior entre crianças de 08 a 12 anos, e até a presente data não fechamos turmas para jovens e adultos”, observa Jean Carlos.

O presidente acrescenta que nossa escola de música cumpre papel social. “Diminui o tempo ocioso das crianças e jovens, impedindo-as de serem inseridas na marginalidade e demais perversidades que a vida oferece. Outro importante papel é manter a Banda Estrela dos Artistas em pleno funcionamento, pois os músicos que a compõe são frutos de sua sala de aula”, destaca.

A metodologia aplicada nas aulas é dividida em duas etapas: o ensino teórico e o prático. “O nosso Maestro e Professor Claudio Antunes sempre apresenta novidades, combinando ambas etapas, o que é melhor recebido pelos alunos e tem gerado uma maior produtividade nas aulas. Através dele, os alunos têm o primeiro contato com a música, aprendem ritmo, leitura de partituras, percepção musical”, detalha.

A Estrela dos Artistas fica Avenida Getúlio Vargas, 133 – Serra Sede. O site é http://bandaestreladosartistas.com.br/

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!