Estado recua e Uti Neonatal fica no Dório Silva

Compartilhe:
Manifestação em Laranjeiras contra a transferência dos leitos para Vila Velha. Foto: Arquivo TN/ Gabriel Almeida
Manifestação em Laranjeiras contra a transferência dos leitos para Vila Velha. Foto: Arquivo TN/ Gabriel Almeida
Manifestação em Laranjeiras contra a transferência dos leitos para Vila Velha. Foto: Arquivo TN/ Gabriel Almeida

Por Conceição Nascimento

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou que não vai mais transferir os 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva, localizado em Laranjeiras, para Vila Velha. A decisão foi publicada em resolução do Conselho Estadual de Saúde e vai ao encontro do desejo da população serrana, que realizou uma série de manifestações após o Governo do Estado anunciar que transferiria os leitos para o Hospital Infantil do município canela verde.

A movimentação contra o fechamento contou com representantes do movimento popular, por meio da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). Representantes das comissões de Saúde da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa reforçaram a pressão sobre o Governo do Estado, após visitarem a unidade na Serra na última semana.

Estiveram no local os deputados Hércules da Silveira (PMDB) e Hudson Leal (PRP), além do serrano Bruno Lamas (PSB).  Também participou da visita o vereador Toninho Silva (Dem), que preside a Comissão de Saúde na Câmara da Serra.

“Dados apontam que a Serra tem demanda para que a UTI permaneça aberta. Somente em 2012 foram quase oito mil partos na cidade”, disse o deputado Bruno Lamas por meio de rede social.

A resolução do Conselho de Saúde é do último dia 22 de abril e está assinada pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, que também preside o Conselho. No documento, o secretário anuncia ainda a abertura de Utins no Hospital Infantil de Vila Velha.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também