Estado poderá ter tabela própria para o SUS

Compartilhe:
Foto: Agência Brasil
O PLC tramita na Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação Agência Brasil

O Projeto de Lei Complementar 19/2019, que tramita na Assembleia Legislativa (Ales), autoriza o Governo do Estado a realizar convênios com instituições de saúde para prestação de serviços quando for declarada a incapacidade da Secretaria de Saúde (Sesa). Antes de recorrer às instituições privadas, o Estado vai recorrer às filantrópicas e sem fins lucrativos. O projeto é de autoria do Executivo.

O PLC  institui a Tabela Estadual de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo, segundo a matéria, é ampliar o número de atendimentos na rede SUS e diminuir as filas e a espera por exames, consultas e procedimentos médicos.

Segundo o projeto, a Tabela Estadual possibilitará a inclusão de itens não previstos atualmente na Tabela SUS da União, facilitando a introdução de novas linhas de cuidado e novos componentes terapêuticos na rede pública.

Informações da Sesa dão conta de que as especialidades com mais espera por consultas são oftalmologia, neurologia e psiquiatria. Já os exames com filas mais longas são ressonância, cintilografia e endoscopia.

O PLC 19/2019 vai ser analisado pelas Comissões de Justiça, de Cidadania, de Saúde e de Finanças, antes de ser votado pelo Plenário.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também