
O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (11), que vai abrir mil vagas gratuitas para que moradores da Serra, e de outras cidades do Espírito Santo, possam ter acesso a formação superior através de ensino à distância. As oportunidades de graduação e pós-graduação serão oferecidas através do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).
O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). De acordo com ele, serão ofertados cursos nas seguintes áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. As mil oportunidades serão abertas entre dezembro deste ano e abril de 2022 e, em primeiro momento, 500 para graduação e 500 para pós-graduação.
O Governo do Estado não irá construir uma universidade física, já que as oportunidades serão oferecidas através de instituições de ensino já existentes, com estrutura própria, que o Estado firmou parceria. As 500 vagas para pós-graduação serão anunciadas no mês de dezembro e o curso será iniciado no primeiro semestre de 2022. Cada instituição abrirá o seu próprio processo seletivo.
Já as 500 vagas para graduação serão abertas em abril de 2022, mas o início do curso será apenas no segundo semestre do ano. A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou seja, somente quem se inscreveu para o Enem deste ano poderá concorrer às vagas. Entretanto, haverá oportunidades nos outros anos.
Leia também
O programa anunciado por Casagrande visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).
“Muitas pessoas não fazem curso superior, pois não têm oportunidades. A gente sabe que a educação abre portas. Sonho com um Estado mais igual em termos de oportunidades. Temos um País rico, mas desigual. Sonho com um Estado sem pobreza, sem ver pessoas passando necessidade. O Espírito Santo tem muitas coisas a apresentar, como o melhor Ensino Médio do País. Tenho plena convicção que é a educação que nos levará a ser um estado menos violento”, pontuou o governador.
Na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), serão oferecidos os seguintes cursos de graduação:
- Bacharelado em Ciências de Dados;
- Bacharelado em Tecnologia da Informação;
- Bacharelado em Engenharia da Computação.
Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), serão cursos de pós-graduação nas áreas:
- Educação em Direitos Humanos;
- Ensino de Química;
- Recursos Digitais e a Produção de Textos Escolares;
- Além de outros.
Também serão ofertados cursos de graduação e pós-graduação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). São eles:
- Graduação: Tecnologia em Sistema para Internet;
- Graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Metodologias Práticas para o Ensino Fundamental;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Gestão Pública;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Agroecologia e Sustentabilidade;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Informática na Educação;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Tecnologias Empresariais;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Desenvolvimento Web;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Engenharia de Produção com Ênfase em Transporte;
- Pós-graduação: Lato Sensu em Educação – Currículo e Ensino;
- Pós-graduação: Aperfeiçoamento em Educação Especial Inclusiva;
- Pós-graduação: Aperfeiçoamento em Uso de Tecnologias Educacionais;
- Pós-graduação: Aperfeiçoamento em Gestão Empresarial com Foco em Micro e Pequenas Empresas.
Outros detalhes sobre os programas ainda serão divulgados, mas haverá polos de Ensino à Distância em muitos municípios capixabas, inclusive na Serra.

