E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Governo do Estado abre mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos.
Compartilhe:
O Governo do Estado abriu mais de mil vagas de cursos técnicos gratuitos. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

O Governo do Estado abriu inscrições para 1.105 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio. As oportunidades são para ingresso no segundo semestre de 2026 e estão disponíveis em Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) de quatro municípios.

Os cursos abrangem áreas com grande procura no mercado de trabalho, como saúde, tecnologia, administração, comunicação, moda e gastronomia.

As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 28 de junho e devem ser feitas pela internet, no portal de seleção de alunos do Governo do Estado. O processo seletivo não terá prova.

A classificação dos candidatos levará em conta as médias finais das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, informadas no histórico escolar.

Os cursos estão sendo ofertados pelo governo do Espírito Santo, nas unidades localizadas em Vila Velha, João Neiva, Vargem Alta e Castelo.

Quem pode se inscrever nos cursos técnicos gratuitos?

Podem participar candidatos que já concluíram o Ensino Médio Regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) ou que obtiveram certificação pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Também podem se inscrever estudantes que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio Regular ou a 3ª etapa da EJA. Nesse caso, o candidato precisa apresentar a Declaração de Compatibilidade de Horário no momento da matrícula.

Para candidatos oriundos do CEEJA ou do Encceja, a certificação precisa estar concluída.

Cursos técnicos gratuitos

A oferta faz parte do processo seletivo da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Segundo o Governo do Estado, a iniciativa busca ampliar o acesso à educação profissional gratuita e preparar mão de obra qualificada para atender às demandas do mercado capixaba.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Jales Cardoso Soares Junior, destacou que os cursos criam novas oportunidades para jovens e adultos.

“Estamos oferecendo oportunidades para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas profissionais por meio de uma formação técnica de qualidade, gratuita e alinhada às necessidades do mercado de trabalho”, afirmou.

Cidades com vagas disponíveis

Ao todo, quatro CEETs participam do processo seletivo. Veja a distribuição das vagas:

  • CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva: 235 vagas
  • CEET Giuseppe Altoé, em Vargem Alta: 105 vagas
  • CEET Emílio Nemer, em Castelo: 250 vagas
  • CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha: 515 vagas

As aulas serão ofertadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, conforme a organização de cada curso e unidade. As formações têm cargas horárias que variam de 800 a 1.600 horas.

Do total de vagas, 5% ficam reservadas para pessoas com deficiência, conforme determina a legislação.

Como se inscrever nos cursos do Governo do Estado?

Os interessados devem acessar o site Seleção Aluno, consultar o edital do Processo Seletivo CEETs 2026/2 e preencher a inscrição até o dia 28 de junho de 2026.

O candidato deve ficar atento aos documentos exigidos, às regras do edital e ao cronograma de matrícula para não perder a vaga.

Cronograma dos cursos técnicos gratuitos

  • Inscrições: 10 a 28 de junho de 2026
  • Resultado: 30 de junho de 2026, a partir das 16h
  • Matrículas dos classificados: 2 a 6 de julho de 2026
  • Matrículas dos suplentes: 7 a 10 de julho de 2026
  • Início das aulas: 22 de julho de 2026

Resultado e matrícula dos cursos técnicos gratuitos

O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 30 de junho, a partir das 16h. Depois disso, os candidatos classificados deverão realizar a matrícula entre os dias 2 e 6 de julho.

Caso ainda sobrem vagas, os suplentes serão convocados para matrícula entre os dias 7 e 10 de julho. As aulas começam no dia 22 de julho de 2026.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também