Estação Espacial poderá ser vista por moradores da Serra neste fim de semana  

Compartilhe:
Imagem feita de dentro de ônibus espacial em 2011 mostra a ISS. Foto: Divulgação
Imagem feita de dentro de ônibus espacial em 2011 mostra a ISS. Foto: Divulgação

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderá ser vista por moradores da Serra neste fim de semana. O melhor de tudo é que nem será preciso equipamentos específicos, como telescópio, já que a estrutura ficará visível a olho nu para quem quiser acompanhar sua aparição. Sendo assim, basta acompanhar os horários concretos e ficar de olho no céu.

Para quem não sabe o que é a ISS, nós explicamos: a estrutura fica na baixa órbita terrestre, a uma altitude de 400 quilômetros e é um laboratório espacial gigante que percorre o globo a uma velocidade de 27.700 km/h, completando 15,70 voltas em nosso planeta, todos os dias. A estação é um dos maiores experimentos científicos já realizados no espaço, até os dias de hoje, e custou US$ 150 bilhões. Atualmente, astronautas estão no local.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De vez em quando, ela pode ser vista por todo o Brasil. E é isso que ocorrerá durante os próximos dias. Nesta sexta-feira (16), a ISS ficará visível às 18h49 na Serra. Os serranos poderão observá-la durante cinco minutos. No sábado (17), a estrutura também poderá ser vista a olho nu, mas durante a madrugada, às 03h07 e às 04h40.

Por fim, no domingo, às 3h56, a Estação Espacial também estará ‘dando uma passada’ por aqui, e dessa forma, oferecer mais uma chance aos serranos que queiram acompanhar o evento.

É muito importante lembrar que para que seja possível enxergar a Estação Espacial Internacional, o tempo deve estar estável e sem nuvens. Além do mais, o ideal é que você esteja em um lugar com pouca luminosidade artificial. A previsão do tempo para os próximos dias você confere clicando aqui.

A Agência Espacial Americana (Nasa) fornece informações sobre a estação em tempo real através de aplicativos parceiros. Um deles é o ISS Detector, que pode ser baixado clicando aqui para Android e aqui para IOS. Também existe o ISS Live Now (Android ou IOS). Os dois oferecem, além desses detalhes, imagens ao vivo e gravados do planeta sendo visto pela ISS.

Vale destacar que especialistas dizem que é preciso procurar um ponto brilhante no céu, como uma estrela, que se movimenta de maneira rápida e em linha reta, para conseguir encontrar a ISS.

Confira os horários: 

Sexta-feira (16)

  • 18:49:05

Sábado (17)

  • 03:07:09
  • 4:40:46

Domingo (18)

  • 3:56:52

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também