Estação Conhecimento inaugura usina solar e amplia oportunidades para jovens da Serra

Compartilhe:
Foto: divulgação

“A sustentabilidade tem como princípio proteger e cuidar do nosso planeta, dando a oportunidade a gerações futuras em conhecer as nossas belezas e o mais importante, poder aproveitar com segurança a água que utilizamos e necessitamos tanto no nosso dia a dia. Agora, a Estação Conhecimento Serra tem a oportunidade de fazer parte desse futuro melhor”.

Com essas palavras, a educanda Evelyn Neitzel, de 13 anos, mostra que, apesar da pouca idade, já desenvolveu uma consciência sobre o futuro. Ela pratica judô há cinco anos na Estação Conhecimento e participou da inauguração da usina solar fotovoltaica da unidade, na manhã desta sexta-feira, dia 29, projeto que foi realizado em parceria com o Sicoob.

A iniciativa vai garantir economia na conta de energia e, com isso, permitir que a instituição amplie algumas de suas ações sociais e educacionais. Relatos como o de Evelyn tendem a se multiplicar, à medida que os projetos desenvolvidos alcançam ainda mais crianças, adolescentes e famílias da comunidade.

“A chegada desse projeto em 2025 é especialmente significativa para nós, por estar totalmente alinhado ao nosso projeto pedagógico, que neste ano trata de natureza, povos originários, ancestralidades e emergências climáticas. Cada economia gerada com a conta de energia representa mais recursos direcionados às nossas ações com crianças, adolescentes e famílias. E poder contar com o Sicoob, uma instituição que já nasce com foco no desenvolvimento social, reforça ainda mais a sinergia dessa parceria”, comenta a diretora-executiva da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Criada em 2009 pela Fundação Vale em parceria com a Prefeitura da Serra, a Estação Conhecimento realiza atendimentos socioassistenciais que fortalecem vínculos familiares, promovem inclusão social e estimulam a cidadania. Hoje, cerca de 1.600 crianças e adolescentes são diretamente beneficiados por atividades de esporte, cultura, empreendedorismo e qualificação profissional.  Além disso, mais de 2.700 pessoas fazem acompanhamento familiar domiciliar. Com a usina solar, que conta com o apoio do Sicoob, os recursos economizados na conta de luz serão revertidos em mais oportunidades para crianças, adolescentes e famílias atendidas.

“A instalação da usina simboliza como o cooperativismo pode estar presente em projetos que unem inovação, sustentabilidade e impacto social. Ao apoiar a Estação Conhecimento neste projeto, conseguimos contribuir com a ampliação de oportunidades para crianças, jovens e famílias, para que nossos valores se materializem em ações concretas para a comunidade”, afirmou o diretor-executivo do Sicoob Conexão, Alair Giuriato.

A estrutura, construída no formato de carport (estacionamento solar), tem capacidade média mensal de geração de 20 MWh, volume superior em 13% ao consumo atual da unidade. Além disso, a Estação foi conduzida pelo Sicoob no processo de adesão ao Programa Gerar, do Governo do Estado, que deve proporcionar uma redução adicional de 8% na conta de energia.

“Ao apoiar a Estação Conhecimento com um projeto de energia limpa, o Sicoob segue a mesma lógica que já adota em outras frentes sociais, apoiando iniciativas que já transformam comunidades, e que além dos benefícios sociais, gera também benefício ambiental. É importante destacar que esse investimento só é possível graças aos associados que utilizam nossos produtos e serviços, pois ao fazer negócios, além de fortalecer a cooperativa, eles também contribuem para que os recursos retornem em forma de benefícios para a sociedade”, afirmou a diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Sicoob, Sandra Kwak.

Na Estação Conhecimento Serra, além do judô, que Evelyn participa, crianças, adolescentes e jovens têm acesso a iniciativas que unem esporte, cultura, educação e atendimentos em diversas áreas, como de bem-estar e psicossocial. O espaço abriga iniciativas como o Programa Vale Música, que cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais; oficinas de robótica; entre outros.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também