
O uso do vidro na construção civil aumenta a cada dia, assim como as formas de utilizá-lo. Antes, ele se limitava a janelas. Agora, o vidro é usado também em portas, divisórias, paredes e até em teto e muros. Graças à evolução pela qual passou ao longo dos anos, ele é capaz de oferecer diversas vantagens, como resistência e segurança.
Luiz Cláudio Rezende, consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, explica que o vidro de segurança mais utilizado é o temperado, porque atende bem os consumidores no quesito resistência, chegando a ser até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum. Para quem quer, no entanto, reforçar a segurança, seja em imóveis residenciais, seja em imóveis comerciais, o vidro laminado é o mais indicado.
“Ele é mais seguro porque, no processo de transformação, é colocada pelo menos uma película de PVB (polivinil butiral) entre as chapas de vidro. Assim, em casos em que o vidro sofre forte impacto e chega a quebrar, os cacos ficam presos a essa película, preservando a integridade física das pessoas”, explicou Luiz Cláudio Rezende.
O vidro laminado também proporciona isolamento acústico, porque a película de PVB reduz a passagem de ondas sonoras e aumenta a privacidade nos ambientes. “Ele também reduz a entrada de até 99,6% dos raios UV nos ambientes, protegendo as pessoas e preservando os móveis”, acrescentou o especialista da Viminas.
Com tantas vantagens, ele é muito usado em fachadas, sacadas, varandas, guarda-corpos, claraboias, mezaninos e piscinas.
