23.7 C
Serra
sábado, 16 outubro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Espaço Ecoternura abre inscrições para oficinas de arte sustentável gratuita em Jacaraípe

Leia também

Câmara da Serra lança campanha para arrecadar e distribuir absorventes íntimos

A discussão sobre pobreza menstrual mobilizou a Mesa Diretora da Câmara da Serra. O presidente da Casa, vereador Rodrigo...

Serrana consegue anular dívida de R$ 14 mil após procurar ajuda no Procon-Ales

Com base na Lei 11.353, de autoria do deputado Vandinho Leite, que diz que moradores atuais das residências não...

Vidigal anuncia programa para castração e recolhimento de cães e gatos no município

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) que está criando, por meio da secretaria...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Os participantes poderão aprender a técnica de colagem sobre papel de elementos naturais como pequenos galhos, fibras, sementes, pedrinhas, areias, entre outros, produzindo sua própria arte ecossustentável. Foto: Divulgação

O Espaço Ecoternura, residência-atelier e galeria de arte, realizará duas turmas de oficinas de Arte Ecossustentável com a artista Dida Áurea Thomé, em seu atelier que fica na Vila das Artes, no Bairro São Francisco, em Jacaraípe, na Serra.

Nas oficinas os participantes terão oportunidade de conhecer e praticar a técnica de colagem sobre papel de elementos naturais como pequenos galhos, fibras, sementes, pedrinhas, areias, entre outros, produzindo sua própria arte ecossustentável.

As agendas serão presenciais, limitada a oito pessoas por turma, gratuita e aberta a todos os públicos e para crianças a partir de 10 anos.

A programação será nos dias 23 e 24 e nos dias 30 e 31 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 9 9995 6731 direto com Maria Marta.

A realização das oficinas seguirá os protocolos vigentes de distanciamento social, uso obrigatório de máscara, uso de álcool gel e aferição de temperatura.

As oficinas são contrapartidas pelos subsídios financeiros recebidos da lei de emergência cultural – Lei Aldir Blanc.

Dida Áurea Thomé, artista autodidata, idealizou e reside no ateliê-residência Espaço Ecoternura, onde consolidou as Oficinas Ecoternura, há pelo menos 18 anos.

Nascida em Colatina, na década de 1950, depois de uma trajetória de residências em outros lugares no Brasil, voltou ao estado e desenvolveu desde de 1990 a arte ecossustentável com elementos naturais.

O trabalho desenvolvido pela artista Dida é original e diferenciado, e inspirado nas formas, delicadezas e na plasticidade dos elementos naturais colhido direto da natureza, trouxe resultados surpreendentes, e logo essas composições únicas e exclusivas, conquistaram o público em geral, em cartões, quadros e outras produções artísticas.

O trabalho conceituado arte ecossustentável, produzido a partir de pedras, galhos, folhas, sementes, areias coloridas, casqueiros, plumas, fibras e texturas de árvores, entre tantos outros elementos, colados com cola branca sobre papel especial e artesanal, formam imagens, de pequena escala, que contem narrativas próprias e singulares, com forte apelo para a importância da sustentabilidade e para a relação harmônica com a natureza.

SERVIÇO

TURMA 1

Oficina Ecoternura – Arte Ecossustentável

Data: 23 e 24 de outubro (Sábado e Domingo)

Dia: 23 (sábado) horário: 08 as 12 e 14 as 18

Dia: 24 (domingo) horário: 14 as 18

Local: Espaço Ecoternura, Vila das Artes, Bairro São Francisco, Jacaraípe Serra/ES

Inscrições gratuitas e limitadas a 08 participantes por turma

TURMA 2

Oficina Ecoternura – Arte Ecossustentável

Data: 30 e 31 de outubro (Sábado e Domingo)

Dia: 30 (sábado) horário: 08 as 12 e 14 as 18

Dia: 31 (domingo) horário: 14 as 18

Local: Espaço Ecoternura, Vila das Artes, Bairro São Francisco, Jacaraípe Serra/ES

Inscrições gratuitas e limitadas a 08 participantes por turma

Sobre as oficinas

As oficinas Ecoternura trabalham com participantes de todas as idades e públicos, e atua evidenciando e valorizando a transversalidade com outras áreas de conhecimento, a sensibilidade artística e ambiental, a integralidade com a natureza e com todos os seres, e a importância de praticar a ecoternura.  As oficinas vêm sendo desenvolvidas desde 1998, havendo poucos períodos de interrupção. As oficinas proporcionaram muita experiência de natureza artística, cultural e ambiental, com as mais diversas parcerias com instituições, organizações e órgãos públicos e privados para a realização de oficinas, vivências e experiências de formação com foco na transversalidade com seu trabalho de reaproveitamento de elementos naturais in natura, atualmente denominada arte ecossustentável.

No período de 1998 a 2018 foram cerca de 103 oficinas de arte ecossustentável com Dida Áurea Thomé, tendo um público participante de pelo menos 5.500 participantes (adolescentes, jovens, adultos e idosos), em oficinas realizadas em 09 estados brasileiros, sendo: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Tocantins, Ceará, São Paulo, e ainda na América Latina, no Chile.

A realização das oficinas de arte ecossustentáveis só foram possíveis graças as parcerias de instituições, organizações e órgãos públicos e privados, entre as quais enumera-se as seguintes: SENAC, UFES, Colégio Sacre Coeur, CAIXA, Salesiano, CNBB, TAMAR, CDDH, SESC, PUC/SP, CST (atual Arcelor Mital), Petrobrás, MST, Secretarias de estado e municipais de Educação, entre outras (que podem ser verificadas no relatório de atividades anexo a este portfólio).

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!