Esdras Maddalon estreia com Orquestra Sinfônica do ES em homenagem aos 100 anos de Maurício de Oliveira

Compartilhe:
Esdras Maddalon

O violonista serrano Esdras Maddalon fará sua primeira apresentação com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) em um concerto especial que celebra o centenário de nascimento de Maurício de Oliveira, um dos maiores nomes da música instrumental do Brasil. O evento acontecerá neste sábado (19), às 15h, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, com entrada gratuita.

Sob regência do maestro Helder Trefzger, o espetáculo faz parte da série Parque Casa do Governador e contará com um repertório inteiramente dedicado ao legado de Maurício. Esdras irá solar ao lado da orquestra em três músicas do homenageado, incluindo o célebre Concerto para Dois Violões e Orquestra, ao lado do violonista John Kennedy, discípulo direto de Maurício.

“Será um grande evento com várias participações e a minha primeira vez tocando com a Orquestra do Estado. Uma honra estrear nesse momento tão simbólico”, afirma Esdras Maddalon, que também interpretará a Canção da Paz e Reminiscências, ambas de autoria de Maurício.

Além de Esdras e Kennedy, o concerto contará com participações especiais de Raimundo Machado (cavaquinho), Daniel Barreto (violão de sete cordas), Danilo Klem (flauta) e Léo de Paula (percussão).

Homenagem ao mestre do violão capixaba

Maurício de Oliveira (1925-2009) foi um ícone da música capixaba e brasileira, transitando com maestria entre o popular e o erudito. Gravou obras de Heitor Villa-Lobos e se apresentou com grandes nomes da música nacional. O espetáculo deste sábado celebra não apenas suas composições, mas sua importância como educador, arranjador e representante da cultura do Espírito Santo.

Programa especial em três partes

O repertório do concerto será dividido em três momentos:

Primeira parte – Destaque para a execução do Concerto para Dois Violões e Orquestra, com solos de Esdras e Kennedy, e a premiada Canção da Paz, reconhecida internacionalmente em Varsóvia, em 1955.

Segunda parte – Homenagens familiares e obras marcantes, como Uma Valsa para Maurício, de Sebastião de Oliveira, seu filho; Reminiscências e Luíza, composições dedicadas à esposa do músico.

Terceira parte – Arranjos de Maurício para clássicos do choro e da música brasileira como Lamento (Pixinguinha), Doce de Côco (Jacob do Bandolim), Abismo de Rosas (Américo Jacomino) e Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo).

Concerto: 100 anos de Maurício de Oliveira

Data: Sábado, 19 de julho de 2025

Horário: 15h

Local: Parque Cultural Casa do Governador – Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha/ES

Entrada: Gratuita

Mais música no domingo

No domingo (20), a grande atração do Parque Aberto é a cantora e compositora Elaine Augusta, que se apresenta às 12h30. Com um repertório que celebra grandes vozes do samba e da MPB – como Dona Ivone Lara, Elza Soares, Mart’nália, Mariene de Castro e Jovelina Pérola Negra – Elaine também apresenta faixas autorais do seu EP “Meu Santo Samba”, trazendo ao público uma experiência única, onde tradição e contemporaneidade se encontram.

A programação do domingo acontece das 8h às 15h, com última entrada às 14h. Além da atração musical, também haverá Visita mediada com os educadores, às 9h30, no Bosque das Esculturas. A Feira Curva e Praça de Alimentação estão abertas durante todo o horário de funcionamento do Parque. 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também