Escritora Suely Bispo lança nova edição de livro sobre resistência negra na Grande Vitória

Compartilhe:
Suely Bispo
Além de historiadora, Suely Bispo é mestre em Estudos Literários, atriz e poeta, com publicações nas áreas de História e Literatura. Crédito: Divulgação

A escritora e historiadora Suely Bispo lança, no próximo dia 26 de novembro, a edição revisada e ampliada do livro Resistência Negra na Grande Vitória: dos quilombos ao movimento negro. A obra, publicada pela primeira vez em 2006, agora chega ao público pela Editora Cousa, quase vinte anos após sua primeira edição.

O lançamento acontecerá durante o projeto Viagem Pela Literatura – Encontro com o Escritor, que será realizado na Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória.

De acordo com informações apuradas pelo Tempo Novo, a nova edição traz atualizações importantes, incluindo a incorporação de novos agentes, coletivos e entidades que compõem o movimento negro capixaba, além dos grupos pioneiros já registrados em 2006.

“O livro é um panorama histórico dos processos de resistência negra desde o período escravagista, passando por momentos marcantes do século XX no Brasil e no Espírito Santo, com destaque para a Grande Vitória: Queimado, MNU no estado, Cecun, movimento de mulheres negras, negros na universidade e nas artes, entre outros”, explicou Suely Bispo.

A autora destaca que a obra aborda não apenas a resistência da população negra ao longo do tempo, mas também as conquistas alcançadas por meio da organização coletiva e da luta política.

A publicação foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura da Serra, e teve lançamento inicial em junho, no Espaço Cultural Eliziário Rangel, no município. Em novembro, integra a programação do Encontro com o Escritor, do projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, da Prefeitura de Vitória.

Suely Bispo é historiadora formada pela Ufes e foi aluna do professor Cleber Maciel, pioneiro no estudo do movimento negro na historiografia capixaba. Além de historiadora, Suely é mestre em Estudos Literários, atriz e poeta, com publicações nas áreas de História e Literatura. Entre suas obras estão Desnudalmas (2009), Lágrima Fora do Lugar (2016) e Conversas com o Silêncio (2022). Seu próximo livro de poemas, Híbrida, foi contemplado pelo edital de Literatura da Secult-ES e está em fase de edição.

Serviço – Lançamento do livro

  • Projeto: Viagem Pela Literatura – Encontro com o Escritor
  • Autora convidada: Suely Bispo
  • Data: 26 de novembro
  • Local: Biblioteca Adelpho Poli Monjardim – Centro de Vitória

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também