Escolas de samba da Serra já se preparam para o carnaval de 2016

0
A Tradição já está com metade de suas fantasias prontas, que inclusive já estão sendo vendidas aos foliões. Foto: Arquivo TN / Ana Paula Bonelli
A Tradição já está com metade de suas fantasias prontas, que inclusive já estão sendo vendidas aos foliões. Foto: Arquivo TN / Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Faltam pouco mais de setenta dias para o carnaval. Mas na Serra, os preparativos para a folia de Momo já começaram e estão a todo vapor.

Isso é o que conta o presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos da Serra, Marcos Caran. Ele, que é porta voz da Tradição Serrana, disse que a agremiação já está com mais da metade de suas fantasias prontas.

Para quem não sabe, a Serra tem duas escolas de samba que desfilam no Sambão do Povo, em Vitória: a Tradição Serrana e a Rosas de Ouro. Na capital capixaba, os desfiles acontecem uma semana antes do carnaval tradicional. Em 2016, a folia será nos dias 29 e 30 de janeiro.

A Tradição vai levar para a avenida a história do ritmo mais tradicional da Serra: o congo. Com o tema “Congo: uma história real” o grêmio recreativo pretende levar para o Sambão um pouco sobre as festividades de final de ano do município. “Vamos juntar com a mitologia do naufrágio do Palermo, a cultura afro que envolve essa tradição, falar sobre São Benedito, o santo preto que possui milhares de devotos na cidade”, adianta Caran.

Já a Rosas de Ouro, levará para o Sambão a história do Queimado. Segundo presidente Reginaldo Silva, o tema “Nos passos da história, a Rosas de Ouro canta e encanta a revolta do Queimado” falará sobre a Igreja de São José do Queimado e suas ruínas e também mostrará a maior revolta de escravos do Espírito Santo que aconteceu neste local em 1849, há exatos 166 anos.

“Mesmo com toda esta crise, as dificuldades em fazer um carnaval, a falta de recurso, vamos nos empenhar para fazer um desfile digno e bonito”, conta Reginaldo. Lembrando que no ano passado, a Rosas de Ouro, não desfilou por dificuldades financeiras.

Os desfiles da Tradição e da Rosas serão na sexta-feira (29 de janeiro) com grupo A. Neste dia a folia inicia às 21h e terá ainda Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Independentes de São Torquato, Chega Mais, Andaraí e Novo Império.

No sábado (30 de janeiro) é a vez do Grupo Especial composto pela Unidos de Barreiros, Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba, Mocidade Unida da Glória, Unidos da Piedade e Independentes de Boa Vista.

Quer desfilar?

As fantasias da escola Tradição Serrana já estão à venda e os valores variam de R$ 80 a R$ 150.

Tradição Serrana. Contato: 998 396 704.

Comentários