
A Prefeitura da Serra anunciou a instalação de instalação de câmeras de videomonitoramento e de dispositivos de acionamento (botão do pânico) em todas as escolas da Serra. A meta é que até o fim do ano todas as escolas sejam atendidas, sendo 40 até o fim do mês.
O botão de acionamento, o Educação em Alerta, ficará nas mãos de um membro de cada escola, designado pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu), explica o secretário municipal de Defesa Social, Joel Lyrio.
“Cada escola terá seu agente escolhido, que passará pelo treinamento necessário para acionar o dispositivo de qualquer parte da escola, diante de qualquer necessidade. Ao acionar, automaticamente a Central recebe o chamado e designa a unidade da Guarda Municipal mais próxima para que vá até o local verificar a situação”, explica.
“Esta ação da Prefeitura da Serra, através da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação é de extrema importância, pois nos garante maior segurança para nossas crianças, profissionais e toda comunidade. Acompanhar em tempo real tudo que ocorre no entorno das escolas permite maior eficiência na prevenção de possíveis ações de violência no ambiente escolar”, pontuou a secretária de Educação, Luciana Galdino.
Leia também
A utilização da inteligência artificial, através da instalação das câmeras nas escolas e também dos dispositivos de acionamento, são medidas que fazem parte do programa Olho Vivo, que ainda monitora ruas, unidades de saúde, e tem feito a diferença no combate à criminalidade. Essas e outras ações e programas atuam de maneira interligada para trazer segurança efetiva para o munícipe, um compromisso público da atual gestão.

