Escolas da Serra ganham botão do pânico contra ataques e invasões

Compartilhe:
Escolas Serra Botão do pânico
Crédito: Divulgação
Escolas Serra Botão do pânico
As escolas da Serra irão ganhar botão do pânico contra ataques e invasões. Crédito: Divulgação

As 145 escolas da rede municipal da Serra vão contar com o botão do pânico. A medida será adotada para ampliar a política de segurança dos alunos e professores que atuam nas unidades de ensino.

De acordo com a Prefeitura da Serra, nesta terça-feira (27), os diretores das escolas realizarão um treinamento para o uso do dispositivo, às 9h e às 13h, na sede da Secretaria de Educação (Sedu), na Serra Sede.

Como vai funcionar o botão do pânico na Serra

No momento em que o aparelho é acionado, ele envia um sinal de socorro para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal da Serra.

Ao mesmo tempo, também é enviado alerta para os smartphones que estão com as viaturas da Guarda. Em tela, serão mostrados a localização e os dados de quem acionou o botão. Com isso, a viatura mais próxima é enviada para o local da ocorrência em poucos minutos.

Além disso, o aparelho passa a captar, transmitir e gravar o áudio do local da ocorrência, imediatamente após seu acionamento. Assim, quem está na central ouvirá o áudio em tempo real do ambiente de onde partiu o pedido de socorro.

Os agentes terão noção completa do que está acontecendo no local da ocorrência.

Segurança nas escolas

As unidades de ensino da rede municipal já são atendidas pelo projeto de visitas tranquilizadoras realizadas pela Guarda Municipal da Serra, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

As escolas também contam com sistema de videomonitoramento. A entrada e saída dos estudantes é controlada pelos profissionais de portaria, juntamente com a equipe pedagógica de cada unidade.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também