[secondary_title]

ES pode ter o ‘Novembro Negro’, mês dedicado à conscientização das questões raciais

- PUBLICIDADE-
Proposta foi feita na Assembleia Legislativa, deputados sinalizaram positivamente. Foto: Tati Beling

A participação dos afrodescendentes na cultura capixaba foi discutida na Comissão de Cultura, em reunião nessa segunda-feira (11). Sugerido por movimentos em prol da causa no Estado, o tema reuniu para debate ativistas e intelectuais.

A representante do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado, Luciana Santana, citou as ações do grupo, formado em 2014, em Itapemirim, com o objetivo de valorizar a população negra.

O grupo, formado por mulheres e crianças, desenvolve ações de autocuidado, preservação das tradições, empreendedorismo motivacional, incentivo musical, entre outros. Além disso, ela cobrou a implantação do Novembro Negro.

“Queremos que a comissão nos ajude a implantar o Novembro Negro, como forma de reconhecer o mês de ativismo negro, com referência a Zumbi de Palmares, símbolo da resistência e luta contra a escravidão no  Brasil Colonial”, defendeu Luciana Santana.

No dia 20 de novembro, data da morte do líder quilombola  Zumbi, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei 10.639/2003.

A ativista também defende o cumprimento da Lei Federal 10.639/2003 no que diz respeito à obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. “Nossas reivindicações são para toda a população negra seja representada agora e no futuro”, finalizou Santana.

O presidente da comissão, deputado Torino Marques (PSL), sinalizou positivamente para a medida, e afirmou que o tema vai estar sempre na pauta da Comissão por sua relevância social. Também participaram da reunião os deputados Delegado Danilo Bahiense (PSL) e Carlos Von (Avante).

Também esteve presente o escritor Adilson Vilaça – incluído entre os 100 escritores brasileiros que mais contribuíram com a temática por meio da literatura, em seleção realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que destacou a importância da contribuição do povo negro no desenvolvimento do país em várias áreas.

“Nada melhor que o tempo para nos ensinar a inclusão. E houve um tempo em que era proibido falar nesse tema. Na década de 1970, quando começamos a organizar o movimento negro no Espírito Santo, a Polícia Federal prendia quem falasse no assunto. Hoje estamos em uma Casa de leis, sendo ouvidos de forma democrática e com o objetivo de fazer mais por quem realmente carregou construiu o Brasil, carregou o país nas costas à base do chicote”, afirmou Adilson Vilaça.

Para o escritor, o negro quer seu direto de ser igual, seja na expressão da arte e de outras. “E essa igualdade precisa contemplar também a questão econômico-financeira, a instrução escolar, a saúde, que foram e continuam sendo roubadas do povo brasileiro negro”, pontuou.

Também presente no debate, a atriz e jornalista Helena Vitória discorreu sobre a reflexão provocada pelo documentário “Espaço Aberto: “traços da identidade negra na dramaturgia brasileira”, produzido por ela em 2009.

Segundo Helena, o documentário, com duração de 30 minutos, não pretende levantar bandeiras “mas incluir a questão da valorização do povo preto na dramaturgia e teledramaturgia de forma igualitária e ao mesmo tempo respeitando o aspecto étnico da reflexão”.

...

Teatro para comunidade gratuito no palco do Eliziário Rangel neste sábado

A trupe composta por Roberta Portela, Antônio Vitor, Marília Loureiro, Júlia Monteiro, Dora Garcia e Lucas Emanoel está pronta para encantar a comunidade de...

Domingo terá pagode com Chega pra Perto no Mad Rocks, em Laranjeiras

Neste domingo (21), vai ter a Tardezinha do Mad, repleta de pagode, promoções e um cardápio exclusivo para o evento, que acontecerá no Mad...

Mutirão da Saúde com 2 mil atendimentos e consultas gratuitas neste sábado na Serra

O Serra + Saúde chega à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Planalto Serrano A neste sábado (20), das 8 às 14 horas. Os...

Feijoada, pagode e sertanejo para festejar aniversário do dono do Arpoador na Serra

O proprietário do Arpoador Gastrobar, Renato Vietchesky, celebrará seu aniversário com três dias de festa em seu estabelecimento em Colina de Laranjeiras, na Serra,...

Pagode, sertanejo e muita comida gostosa na feirinha de Colina de Laranjeiras

Neste fim de semana, a Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, sediará uma edição especial da Feirinha Gastroartes. Agora, o evento se estende...

Sucesso do arrocha, Racine Neto faz show na Serra em maio

Revelação do arrocha em Pernambuco, o cantor Racine Neto fará sua estreia na Serra com um super show em Jacaraípe, no Recanto dos Pássaros,...

Vidigal reforça Weverson como seu sucessor: “não sou homem de duas palavras”

O meio político da Serra ainda especula sobre a possibilidade de o prefeito Sergio Vidigal (PDT) estar blefando ao anunciar que não irá disputar...

Prefeitura abre processo seletivo com 448 vagas e salários de até R$ 16 mil

A Prefeitura de Linhares, município do Norte do Espírito Santo, anunciou a abertura de um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais...

Festa retrô em Colina de Laranjeiras com Blacksete e convidados em maio

No próximo dia 10 de maio, o Arpoador Gastrobar, localizado em Colina de Laranjeiras, na Serra, será o cenário para a apresentação da Blacksete,...
Anúncio
close-link