Entreposto capixaba da Zona Franca vai beneficiar a Serra avalia Neucimar

Compartilhe:
O ex-prefeito de de Vila Velha, Neucimar Fraga, pretende buscar uma das dez vagas para deputado federal em 2018. Foto: Divulgação AL/Reinaldo Carvalho

 

Neucimar Fraga disse que há empresas interessadas em se instalar no município. Foto: Divulgação AL/Reinaldo Carvalho

Por Eci Scardini

Essa semana o Tempo Novo entrevistou Neucimar Fraga, subsecretário de Estado de Logística, Infraestrutura e Comércio Exterior, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo Neucimar, na semana que vem será inaugurado o entreposto da Zona Franca de Manaus no ES, para isso ele fala sobre os benefícios para a economia capixaba e que a Serra pode atrair novas empresas, confira:

Na próxima sexta-feira será sacramentado o entreposto capixaba para as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus. O que significará isso para a nossa economia?

A Zona Franca de Manaus produz mais de R$ 150 bilhões por ano. Boa parte das mercadorias produzidas lá são distribuídas a partir do entreposto de Uberlândia, em Minas, e também de São Paulo. Vimos uma possibilidade de ter um entreposto também. Foi feita uma licitação e a Terca ganhou, no Contorno de Cariacica, bem próximo a Serra. Isso significa que as mercadorias produzidas poderão ser deslocadas de Manaus até o ES, via transporte aéreo, rodoviário ou marítimo.

Teremos condição de competir com os outros estados?

Sem dúvida. Hoje essas mercadorias chegam a Uberlândia só por rodoviário e isso encarece muito o custo. Já no ES, estamos com o entreposto a 20 km do porto. Isso vai facilitar que as mercadorias possam sair de navios de Manaus, chegar até o ES e serem distribuídas para todas as partes do Brasil. Poderão ficar armazenadas por até seis meses, com o ICMS suspenso. Assim que for vendida é tributado, então vai colocar o ES num ponto estratégico de distribuição, gerando emprego, receita e renda.

E como estão os contatos com as empresas?

Estivemos em Manaus visitando mais de 50 empresas. Apresentando propostas e elas estavam aguardando a oficialização do entreposto para avançar nas tratativas. Com a inauguração, alguns contratos que estavam sendo confidenciais, porque as empresas pediram, poderão começar a ser debatidos de forma mais aberta.

São produtos bem variados?

Eletroeletrônicos, automóveis, motocicleta, bicicleta e outros equipamentos. Há expectativas também que essas empresas montem filiais aqui, para que no final de seis meses, elas possam mandar os seus produtos para os CDs aqui no ES e serem distribuídos para todo o Brasil.

Como a Serra pode se beneficiar com isso?

Além da vocação industrial, a cidade tem vocação logística. Já há empresas interessadas em se abrigarem na Serra em contato conosco. Isso pode gerar mais negócios no município.

E quanto a missão na China?

No dia 1º (quinta-feira) estarei na China. Vamos com o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, de Nova Venécia e de Rio Novo. Vamos assinar uma parceria com a cidade de Nahan, que é a que mais compra mármore e granito na China. Vamos também participar de uma série de eventos, incluindo a maior feira de rochas ornamentais do mundo. Mais de 20 expositores capixabas estarão lá. E teremos uma agenda de negócios em Macau, que é a porta de entrada de produtos de países oriundos de língua portuguesa. Tudo isso vai proporcionar oportunidades de novos negócios.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também