Encenação capixaba vai mostrar jovens em conflito contra a ditadura, tortura e censura

Compartilhe:
A peça ‘A Lira dos vinte anos’ é uma realização do Teatro Du Beco e do Grupo Paiol de Teatro. Foto: Divulgação

Neste final de semana, sexta (4), sábado (5) e domingo (5), sempre às 20 horas, o Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória, será palco da apresentação da peça ‘A Lira dos vinte anos’, uma adaptação da obra de Paulo César Coutinho.

Escrita em 1978, o espetáculo traz jovens em conflito contra a ditadura, a tortura e a censura. Jovens que lutaram por liberdade política. Em seu contexto, abordam também temas de sexualidade, machismo e homofobia.

O título da peça, é uma referência ao livro do poeta Álvares de Azevedo, na analogia entre os jovens militantes e os grandes românticos do século passado. Em um contexto da Ditadura Militar, traz-se para os dias atuais uma reflexão sobre a importância da liberdade social e política abordando os acontecimentos políticos e sociais, referenciando a militância, o movimento estudantil e operário, a luta armada, trazendo ainda, a alienação da classe média, o machismo, a homossexualidade e o racismo no auge do Ai-5, escancarando a brutal e violenta repressão do governo. Protestos tentavam resistir à escalada autoritária e, nesse plano de fundo, um grupo de estudantes de História resistiam e combatiam essa atrocidade.

A peça, é uma realização do Teatro Du Beco e do Grupo Paiol de Teatro. A direção do espetáculo, é de Robson de Paula e a direção de produção, de Verônica Gomes.

No total foram sete meses de trabalho para montar a peça que teve suas atividades laborais iniciadas com os atores e atrizes maio deste ano.

De acordo com Verônica Gomes, ‘A Lira dos Vinte Anos’, apresenta uma nova geração de atores e atrizes, no cenário teatral capixaba. “Dedicamos este espetáculo a Atriz, Flávia Ribeiro e a Produtora, Vanda Gasparini”.

Entre os escalados para as apresentações estão Allana Lopes, Claude Coimbra, Daniel Eler, Donato Caranassios, Jeff Almeida, Marina Moscon e Wanderson Mancini. A peça conta ainda com participação especial das atrizes Verônica Gomes e Victória Ramos.

Os ingressos estão à venda por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Mais informações pelo telefone 27 99951-9601 com Verônica.

Confira a Ficha Técnica:

Direção de Produção: Verônica Gomes

Direção Artística: Robson de Paula

Figurinos: Verônica Gomes e Robson de Paula

Iluminação: Robson de Paula

Fotos do espetáculo: Sergio Cardoso

Sonoplastia: Claude Coimbra, Daniel Eler, Donato Caranassios e Robson de Paula

Adereços: Robson de Paula, Verônica Gomes e Claudio Sousa

Designer Gráfico: Claude Coimbra

Gravação da Peça em vídeo: Sandy Vasconcelos

Gravação dos Depoimentos: Claude Coimbra

Divulgação: Lucas Merçon e Claude Coimbra

Operação de som: Dante Augusto

Operação de Iluminação: Robson de Paula

Assistência de Produção:

Maria Antônia Gomes Sobrinha

Maria José Gomes Ribeiro

Maria da Penha Gomes de Sousa

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também