Em missão internacional, Casagrande e Vidigal anunciam agência para promover o ES no mundo

Compartilhe:
Casagrande vidigal munir
Em missão oficial nos Estados Unidos: Sergio Vidigal, Renato Casagrande e Munir Abud. Crédito: divulgação.

Durante missão oficial em Nova York, o governador Renato Casagrande e o secretário estadual de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, anunciaram a criação do Invest-ES, uma agência de atração de investimentos que atuará para promover o Espírito Santo no Brasil e no exterior.

O anúncio foi feito no evento Brazilian Regional Markets (BRM), realizado nesta segunda-feira (12), no Harvard Club, com a presença de lideranças empresariais e políticas. Casagrande destacou que a iniciativa segue modelos já adotados em estados como São Paulo e Santa Catarina. “Estamos criando uma estrutura moderna para atrair investimentos e gerar empregos”, afirmou.

A estrutura do Invest-ES será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e funcionará como uma sociedade de propósito específico, com gestão por contrato, metas de desempenho e seleção profissional por processo seletivo. O escritório será presidido pelo empresário Rogério Salume. Ainda não foi divulgado onde o escritório será fisicamente instalado, se no Espírito Santo ou fora do estado.

Para Vidigal, a criação do Invest-ES é um passo estratégico e necessário para posicionar o Espírito Santo de forma mais competitiva no cenário nacional e internacional. “Estamos estruturando uma agência moderna, com governança qualificada e foco em resultados, para atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável. O Invest nasce com uma missão clara: ser um elo entre o investidor e as soluções que o nosso Estado pode oferecer”, declarou.

A ação é vista como estratégica para o Espírito Santo, considerando suas vocações para o comércio exterior e a logística, além de uma posição geográfica com forte vantagem competitiva. Promover as potencialidades do Estado em um momento de equilíbrio fiscal e com diversos projetos de expansão da infraestrutura pode acelerar ainda mais o processo de modernização econômica que o Espírito Santo vem vivenciando.

Ainda durante o evento, o governador lançou uma chamada pública para selecionar a gestora do Fundo de Descarbonização, que será financiado com recursos do Fundo Soberano do Estado (Funses). “Também lançamos o Fundo de Descarbonização com R$ 500 milhões para financiar a transição energética no Espírito Santo, algo inédito entre os estados brasileiros”, disse Casagrande. O objetivo é apoiar projetos voltados à redução de emissões de gases de efeito estufa, com foco em setores como energia renovável, reflorestamento, eletrificação industrial e agricultura regenerativa.

Outra medida anunciada foi o PMI da Cesan (Companhia Espírito-Santense de Saneamento), que busca parcerias para tornar a empresa 100% autossuficiente em energia renovável até 2027. A proposta é aproveitar o potencial energético das redes de água e esgoto, com estudos de viabilidade a serem apresentados por empresas interessadas.

Casagrande também participou, pela manhã, de um workshop sobre fundos soberanos, onde apresentou as fases do Funses e reforçou o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a inovação. Nesta terça-feira (13), ele será um dos palestrantes do LIDE Brazil Investment Forum 2025.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também