[secondary_title]

Eliziário é lugar de teatro, cinema, música, literatura e artes plásticas

- PUBLICIDADE-
Parte da equipe do Eliziário Rangel, Antonio Vitor, ao centro, com Tato Brasil e Geruza Ferreira: investimento e esforço para a produção e difusão cultural na cidade. Foto: Fábio Barcelos

Ana Paula Bonelli

Teatro, dança, circo, música, cinema, exposições de artes e poesia. Tudo isso está inserido na programação mensal do Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, que há pouco mais de um ano tem sido ponto de encontro de artistas, ativistas culturais e público admirador da arte na Serra.

Local do primeiro e até agora único teatro da Serra, o palco do Eliziário já recebeu mais de 200 artistas de diversos cantos do país. Mais de dois mil expectadores participaram dos eventos e oficinas realizados no local.

Foram 36 espetáculos teatrais, quatro exibições de vídeos, quatro edições do projeto Tablado Queimado, além de eventos fora do Centro Cultural, como praças e escolas municipais.

“Realizamos 104 atrações culturais neste primeiro ano de atividades e entendemos que o maior bem é a democratização de bens culturais para a população serrana e, para isso, temos como desafio o fomento de público e o cultivo de outros hábitos culturais num território árido de oferta de produtos culturais”, destaca Antônio Vitor, proprietário e idealizador do Centro Cultural.

O Eliziário – o nome é uma homenagem a um dos líderes da Insurreição do Queimado – e oferece oficinas de teatro gratuitas, além de outras atividades culturais também abertas ao público. Há eventos e oficinas que são cobradas, mas sempre com valor acessível.

O local possui diversos espaços como o Café Bar João da Viúva, Galeria Benedita Torreão, Beco Chico Prego, Arena 849, Área de Convivência, Caramanchão e Área de Leitura.

Além de Antônio Vitor, diretor, estão à frente do Centro Cultural: Tato Brasil, coordenador artístico; Fabrício Martins, curadoria da Galeria de Artes Benedita Torreão; Franco Auriemma, coordenador musical e Geruza Ferreira, administradora e elaboradora de projetos.

Um dos programas que acontecem no Centro Cultural é o #TeatroNoEliziário que visa promover apresentações de trabalhos de artistas capixabas e nacionais nas artes cênicas: teatro, dança, circo, performance.

Já o Núcleo de Pesquisas em Artes da Cena (NPAC) oferece um curso de teatro anual para atores e não atores, totalmente gratuito.

O projeto Cores no Branco abre oportunidade para trabalhos de artes plásticas e visuais.

Oficina, sarau e mostra de composições autorais

Outra concepção é o Tablado Queimado, espaço de encontros e de troca entre intelectuais, pensadores e artistas. Já o Cineclube Rosilda Moreira promove, mensalmente, mostras de filmes visando discutir os atravessamentos do que é ser mulher.

O mais novo projeto do Centro Cultural é o Paisagens Sonoras que estreará em breve. Neste, são previstas apresentações musicais de preferência de trabalhos autorais, a nível local e nacional.   

Tem ainda o Eliziário no Território que visa difundir o acesso aos bens culturais a territórios que por vezes não podem acessar os espaços físicos dos equipamentos culturais.

E não acabou. Segundo Antônio, são promovidas ainda oficinas permanentes e de longa duração para dança, literatura, pintura e canto. Há também as oficinas livres de curta duração oferecidas por artistas residentes ou convidados participantes de um ou mais projetos do Centro Cultural, como o “#TeatroNoEliziário”, “Cores no Branco” ou “Paisagens Sonoras”.

O Eliziário promove ainda encontros como o BboyRevolution de hip hop e o Sarau do Beco, com muita poesia.Para todos os projetos o Centro Cultural divulga edital de chamamento convocando artistas para se inscreverem. Todo o material enviado é submetido e analisado pela curadoria.

Serviço:

Centro Cultural Eliziário Rangel

Rua Gonçalves Dias, 1201

São Diogo, Serra-ES

Telefone: 3065 2647 / 9 9830 8813

Funcionamento: Terça a domingo, de 14 às 21h.

Três vereadores deixam partidos de Pablo Muribeca e se unem a Audifax

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do prazo de filiações partidárias, o meio político da Serra está agitado com a troca...

Especializada em içamento e movimentação de cargas, Sistermi completa 45 anos de mercado

Em 1979, nasceu na Serra, uma empresa destinada a se tornar um marco no setor de içamento e movimentação de cargas: a Sistermi. Quatro...

Tardezinha distribui ovos de Páscoa e faz alegria de 180 crianças capixabas

A Tardezinha, projeto do cantor Thiaguinho, e as produtoras culturais Aquarius e Booa Produções, fizeram a alegria das 180 crianças assistidas pela Creche da...

Eliziário Rangel exibe premiado filme francês neste sábado na Serra

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove neste sábado (30) uma memorável noite de cinema francês. Será exibido o aclamado...

Rodrigo Leal e Maiksuel agitam feirinha de Colina no fim de semana

Neste fim de semana, haverá uma programação especial de feriado na Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30),...

Escolhas saudáveis para uma Páscoa deliciosa

Com a temporada de Páscoa se aproximando, muitas pessoas se preparam para desfrutar de deliciosos ovos de chocolate. No entanto, é importante equilibrar o...

Kadu Vieira grava primeiro DVD na véspera de feriado

Claudio Magno Vieira Rosa mais conhecido no meio artístico como Kadu Vieira, “O Diferenciado”, é um jovem sonhador, nascido em Resplendor, Minas Gerais, que...

Inscrições abertas para cursos gratuitos na área de alimentação na Serra

Estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos na Serra, na área de alimentação. As aulas são oferecidas pelo Senac a partir do 1º...