Eleições 2018: Canal de denúncias do TRE acumula 730 registros

O Pardal pode ser utilizado para o registro de crimes eleitorais
Compartilhe:

O Espírito Santo registrou até esta quinta-feira (4) 730 denúncias no Pardal, que é o canal disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o registro de crimes eleitorais. Em agosto, foram 114 denúncias, distribuídas nas seguintes categorias Propaganda Eleitoral Irregular – 65; Crimes Eleitorais – 17; Outros – 16; Uso da Máquina Pública – 11 e Compra de Votos – 5.

Entre os municípios com maior número de ocorrências em agosto está a Capital, com 31; seguida por Vila Velha, com 13 e Cariacica, com 12. A Serra aparece na sétima colocação, com 5 registros.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Já em setembro os números foram mais expressivos. Foram formalizadas 616 denúncias no Pardal. Na distribuição por categoria aparece Propaganda Eleitoral Irregular – 394; Crimes Eleitorais – 73; Outros – 62; Uso da Máquina Pública – 71 e Compra de Votos – 16. 

O TRE não detalhou o número de ocorrências por município em setembro. 

O Pardal pode ser acionado por qualquer cidadão que constatar situações que ferem a Legislação Eleitoral. Para o registro é importante reunir o maior número de provas possível. É possível também baixar o aplicativo Pardal no celular, disponível no sistema Android e IOS.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também