Efeito Brumadinho leva Governo fazer acompanhamento de barragens

Compartilhe:
Governo Casagrande afirma que empréstimo é essencial. Foto: Divulgação
Entre as medidas que Casagrande vai adotar é a criação de um comitê para acompanhar as barragens de rejeitos que fazem parte da Bacia do Rio Doce. Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (28) o governador Renato Casagrande (PSB) reuniu a equipe de governo para determinar ações diante da tragédia em Brumadinho em Minas Gerais. Até o fechamento dessa edição, o rompimento da barragem da Vale vitimou 99 pessoas e deixou 259 desaparecidas. Entre as medidas que Casagrande vai adotar é a criação de um comitê para acompanhar as barragens de rejeitos que fazem parte da Bacia do Rio Doce.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O Estado tem 98 barragens de água de propriedade privada e outras 15 públicas, sendo seis entregues e nove ainda em construção. O Governo vai priorizar a fiscalização em três delas: Duas Bocas em Cariacica, que abastece 20 mil pessoas e mais duas barragens em São Roque do Canaã.

Quem ficará responsável pela fiscalização será a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

A ideia de Casagrande é criar uma integração entre os órgãos de fiscalização dos estados do ES e MG para obter informações sobre planos de segurança das mineradoras que possuem barragens na Bacia do Rio Doce. “Vou manter um diálogo com o Governo Federal através dos Ministérios de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Regional, com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o governador de Minas Gerais, para que possamos receber essas informações”, ressaltou Casagrande.

O governador disse que vai acionar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no sentido de desenvolver algum instrumento legal para que as empresas sejam notificadas para manter o Governo informado sobre seus planos de segurança.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também