Edson Vargas e Cabo Porto: duas perdas trágicas para a política e o município da Serra

Compartilhe:
Cabo Porto foi vereador da Serra. Foto: Arquivo TN
Cabo Porto era vereador da Serra. Foto: Fábio Barcelos/Arquivo TN

Por Eci Scardini:

Dois jovens políticos deram adeus de forma trágica e precoce dessa vida: Edson Vargas e Cabo Porto.
Outras similaridades marcam as duas tragédias: foi na mesma BR 101, atingidos por carretas, ambos invadiram a contramão e a época do ano foi próxima.

Edson Vargas era contador, residia também em Jacaraípe, era membro da Primeira Igreja Batista do bairro, tinha 47 anos.
Vargas teve uma carreira política meteórica. Foi candidato a prefeito em 2000, fazendo uma campanha inusitada: usou dezenas de carroças de burro para servir de carro de som, alegando não ter recursos para contratar carros. Naquele ano, Sérgio Vidigal se reelegeria prefeito da Serra.
Em 2002 Edson Vargas se elegeria deputado estadual, pelo PMN, obtendo 10.104 votos. Na Assembléia se notabilizou pela perspicácia e foi membro da Comissão de Finanças da casa.
Quis o destino que no dia 19 de janeiro de 2006, Edson sofresse um grave acidente de carro, que interromperia de forma abrupta a sua vida. Ele saiu de Conceição da Barra (norte do Estado), onde passava verão com a família. Em um dos trevos que dá acesso à fábrica da então Aracruz Celulose, entre Linhares e Aracruz, na BR 101, ele perdeu o contole do carro, bateu de frente com uma carreta, por volta também das 12 horas.
Edson estava acompanhado de uma senhora, que se supõe ele deu carona. Ela sofreu escoriações mas sobreviveu; Edson perdeu a vida ali mesmo, ficando com o corpo todo desfigurado.

Quatorze anos depois, outro promissor político local, perdeu sua vida de forma trágica, e em circunstâncias bem parecidas. Trata-se do vereador da Serra Cabo Porto, cujas perspectivas eram de que seria um dos campeões de votos nas eleições 2020.

Os dois reuniam todas as condições para serem protagonistas na política serrana, podendo alcançar cargos relevantes.
A vida não tem muitas surpresas não.Mas a vida tem um grande segredo: quando e em que circunstância a gente vai embora dela. E isso pertence a Deus. Que assim seja.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também