25.6 C
Serra
sábado, 22 de fevereiro de 2020

“E se o vazamento (de óleo) fosse na praia de Copacabana?”, diz Contarato contra Bolsonaro

Leia também

Artigo de opinião TN | Morte de Cabo Porto e família é uma tragédia para a Serra

A morte do vereador Cabo Porto, em um acidente de trânsito no interior do estado, mexeu muito com a...

Cabo Porto, esposa e filho morrem em acidente no interior do Estado

O vereador da Serra, Cabo Porto, morreu na tarde deste sábado (22) num acidente na rodovia BR 101, na...

PRÉ-CONVENÇÃO NO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê que a filiação a partido político é uma condição...
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é o editor de política do Tempo Novo. Além de sua área, o jornalista, escreve para outras editorias do portal.

O Senador Fabiano Contarato subiu o tom contra o Governo de Jair Bolsonaro (PSL) por conta da “omissão” no caso da poluição por óleo que vem assolando as praias do nordeste há aproximadamente 50 dias. De acordo com o capixaba, “Bolsonaro é o capitão de um navio naufragando” e que “não tem noção de sua função”.

As declarações foram dadas em entrevista ao site do Uol. “Ele (referindo-se a Bolsonaro) não visitou nenhuma praia; sequer sobrevoou a região”, critica o senador.

Ao TEMPO NOVO a assessoria de Contarato disse que ele cobrou explicações do Governo Federal sobre manchas de óleo em praias do Nordeste.

“O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) está requerendo informações dos Ministérios de Meio Ambiente e de Minas e Energia sobre as causas e os efeitos das manchas de óleo em praias do Nordeste. Seus requerimentos foram aprovados na quinta-feira (10) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, colegiado que Contarato preside”, disse  em nota.

O senador aponta para danos ambientais, prejuízos ao turismo e novamente critica a postura do Governo de Bolsonaro. “Até aqui o governo tem sido reativo. Mas o que precisamos é de pro-atividade. Queremos saber o que será feito e em quais prazos. Também, não é só mitigar danos. É preciso prevenir acidentes, fiscalizar atividades econômicas e ter uma real preocupação com o meio ambiente. Vamos cobrar e muito. Esse é o nosso papel como parlamentar e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal”, disse o senador.

Depois de notificados, os ministérios terão até 30 dias para esclarecerem, entre outras coisas, sobre medidas de contenção de danos e responsabilização dos causadores.

Entenda o caso

O Vazamento de óleo já é tratado como o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O material já atingiu 201 localidades de 74 municípios nordestinos. Segundo o Ministério Público, 2.100 quilômetros de litoral de nove estados já foram atingidos pelo óleo. Seiscentas toneladas de resíduos já foram retiradas das praias, segundo a Marinha.

Os estados atingidos até o momento são Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Rio Grande do Norte. O vazamento já atingiu 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste.

‘Chegada’ do óelo em praias da Serra

Ainda não há certeza sobre a possibilidade da ‘chegada’ do óleo em praias capixabas. A prefeitura da Serra foi demandada sobre o assunto, para explicar sobre plano de contingência, retirada e manejo do material caso ele chegue ao litoral do município, mas ainda não respondeu.

Comentários

Mais notícias

Cabo Porto, esposa e filho morrem em acidente no interior do Estado

O vereador da Serra, Cabo Porto, morreu na tarde deste sábado (22) num acidente na rodovia BR 101, na zona rural, de Linhares. O...

PRÉ-CONVENÇÃO NO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê que a filiação a partido político é uma condição de elegibilidade. Isso quer dizer...

Justiça determina retorno de Geraldinho Feu Rosa à Câmara da Serra

Mais uma reviravolta na Câmara da Serra. Por meio de liminar, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinou o retorno do vereador afastado...

Serra empata com São Mateus e volta a jogar com o Rio Branco VN depois do Carnaval

O Serra empatou na noite de ontem (20), no Robertão, na Serra Sede diante do São Mateus, em 1x1. Com o resultado, o tricolor...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem