A Serra possuiu dois dos principais hospitais públicos do Estado: o Jayme Santos Neves e o Dório Silva, que tem sido fundamentais na assistência de pacientes com a covid-19. No entanto, devido ao avanço da pandemia – mesmo diante dos esforços do Governo do Estado para conter a propagação do vírus – a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bateram record desde o inicio da pandemia.
Os números assustam e foram recém divulgados pela Secretária de Saúde do Estado por meio do boletim de ocupação de leitos no Painel Covid-19. Os números beiram o colapso. A situação mais dramática ocorre no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.
O hospital Jayme possui 250 leitos de UTI oferecidos à pacientes com covid. Desse total, 244 estão ocupados. Sendo assim, só podem ser atendidos mais seis pacientes durante esta terça-feira (16). O número total de internações é maior registrado desde o início da pandemia de coronavírus: 97,60%.
Mas não é só no Jayme que a situação preocupa. O hospital Dório Silva – que recebeu 20 novos leitos de UTI nesta semana – está com 91% dessas unidades ocupadas. No total, são 24 disponíveis ao público, sendo que 22 já estão ocupados.
Nesses dois hospitais, o Governo do Estado oferece 274 leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. No total, a taxa média de ocupação na cidade chega aos 97%. Ao contrário de dias anteriores, o Estado não descarta que possa haver um colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.
Nas enfermarias do Hospital Jayme e Dório Silva para Covid-19, são 79 leitos. Desses, 60 estão ocupados. No hospital de Laranjeiras, a taxa é 92%. No de Morada, a taxa atinge os 67%.
No próximo mês, a Serra vai ganhar um novo hospital exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19. Trata-se do Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, que começará a funcionar em abril, com 140 leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 120 leitos destinados à enfermaria, e os outros 20 para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).
Atendimento a outras doenças
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 86,58%. De enfermaria, são 98 leitos, sendo que 52 estão ocupados. Já os de UTI, são 297 leitos, sendo que 290 estão ocupados.
No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 94,17%. De enfermaria, são 136 leitos, sendo que 126 estão ocupados. Já os de UTI, são 70 leitos, sendo que 68 estão ocupados.
Coronavírus na Serra
Na cidade, já são 43.445 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 796 mortos e 42.059 considerados curados da doença. Também existem outros 36.693 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra é a segunda cidade com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, também é o segundo município com mais contaminados.

