Donos de sítio no Mestre Álvaro plantam frutíferas para alimentar pássaros

Compartilhe:
Vanderson (à direita) com o filho de 11 anos ajudando no plantio de mais 10 mudas no último domingo (12). Foto: Divulgação
Vanderson (à direita) com o filho de 11 anos ajudando no plantio de mais 10 mudas no último domingo (12). Foto: Divulgação

Responsáveis por lavoura de cacau no Mestre Álvaro estão plantando outras frutíferas em meio ao cacaueiro para ampliar a oferta de alimentos aos pássaros silvestres que habitam a região. A iniciativa está acontecendo no sítio Pedra D’água, que fica nas nascentes do córrego Doutor Róbson, na região da Serra Sede.

O sítio, que tem cerca de 15 hectares, é da família Castelo Ferreira. Um dos proprietários, Vanderson Neves, explica que a iniciativa de plantar as outras frutíferas em meio aos pés de cacau surgiu há cinco anos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Plantamos amora, jabuticaba, aroeira, banana, laranja e fruta do sabiá. As frutíferas estão consorciadas com cacau e tudo isso misturada a algumas outras espécies nativas da Mata Atlântica. Essa experiência acontece em parte dos 4 hectares que temos com cacaueiros. Já temos cerca de árvores 40 frutíferas. No último domingo (12) plantamos mais 10 mudas dessas frutíferas. Além de mim, meu filho ajudou nesse plantio e também o Mauro da Josephine Chocolates, que produz chocolate artesanal na Serra Sede a partir do cacau que cultivamos”, relata Vanderson.

Das espécies de pássaros que passaram a visitar com mais freqüência a propriedade, que fica numa região mais alta do Mestre Álvaro, estão sabiás, canários, araçaris, tucanos, sanhaços e coleiros, além de jacupembas e japus – estes últimos inclusive possuem ninhos numa árvore de mata Atlântica de grande porte localizada dentro do sítio.

Vanderson diz ainda que pesquisadores da Ufes tem ido à propriedade para pesquisar os pássaros e também outros animais silvestres que habitam o Mestre Álvaro, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também