Prefeitura diz que entregou álcool, máscaras e capacitou agentes de endemias para continuar combate ao Aedes

Compartilhe:
Dengue
Prefeitura divulgou lista dos bairros onde há maior registro de casos de dengue. Foto: Agência Brasil

Com risco de ter um novo surto de dengue neste ano, a Serra já registrou 2.063 casos da doença somente em 2020, sem nenhum óbito. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que segue fazendo ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da zika e da chikungunya. Com a pandemia da Covid-19, alguns agentes estão com medo de contrair ou até mesmo transmitir a doença.

Um agente de endemias que não quis se identificar, disse que faz visitas domiciliares entrando e saindo em mais de vinte imóveis todos os dias. “Como temos oito equipes com dez agentes em cada visitamos mais de 1.600 imóveis todos os dias, vejo que neste momento o trabalho da categoria é de grande risco de ser infectado ou infectar muitas pessoas, mas até o momento o setor que trabalho não dá uma posição sobre o que deve ser feito”.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para falar sobre o assunto que disse entregou equipamento de proteção individual, tais como álcool e máscaras.
As equipes também foram treinadas e capacitadas para este momento.

Tentando conter a expansão da doença, a Prefeitura da Serra continua com a força-tarefa de combate à dengue. Segundo a assessoria de imprensa da Sesa, estão sendo mobilizadas equipes de unidades de saúde, agentes de combate a endemias e moradores dos bairros. O objetivo do mutirão é alertar e orientar sobre a limpeza de quintais e casas visando eliminar focos do mosquito.

Além disso, a Sesa afirma que mantém as demais ações de rotina, entre elas telagem de caixas d’água, uso de bombas costais para pulverização, visitas domiciliares, ações educacionais e aplicação de larvicida.

Os bairros onde mais foram registrados moradores doentes por causa da dengue são: Planalto Serrano, Vista da Serra e Feu Rosa.

Em 2019

No ano passado, foram mais de 17 mil casos da doença durante os 12 meses, além de 10 mortes.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também