Disputa pela Prefeitura tem várias terceiras vias

Compartilhe:

info 14-08Por Conceição Nascimento

Se as eleições municipais fossem realizadas hoje, a Serra teria oito candidatos a prefeito. Após a última disputa, ocorrida em 2012, concentrada em dois atores, Sérgio Vidigal (PDT), então prefeito que buscava a reeleição, e Audifax Barcelos (PSB), eleito prefeito, os 289.844 eleitores serranos agora podem ter um leque maior de nomes para escolher ao posto mais cobiçado no município, o de chefe do Executivo. Em comum no discurso de todos é o fato de se colocarem como “a terceira via na Serra”.

Nas próximas eleições serão eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O calendário eleitoral estabelece outubro de 2016 como limite para filiação e troca de partido aos pré-candidatos, mas existe ainda a possibilidade da “janela da infidelidade” para os atuais mandatários, prazo de 30 dias para que pré-candidatos possam trocar de partido sem a possibilidade de serem enquadrados por infidelidade partidária.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na corrida pela prefeitura da Serra são colocados como pré-candidatos o atual prefeito Audifax Barcelos (PSB), o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT); Vandinho Leite (PSB mas que deve seguir para o PSDB); Givaldo Vieira e Roberto Carlos (ambos PT); o professor universitário Renato Andrade (SD); a presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura (em filiação ao PSD) e o dirigente sindical Oswaldino Marinho (PRTB). É o caso de Vandinho Leite. “Pretendo me colocar como a alternativa de mudança desse projeto que tem quase 20 anos na Serra”, disse.

O presidente estadual do PSB, deputado estadual Bruno Lamas, disse que a agremiação trabalha no sentido de reeleger o prefeito Audifax Barcelos. “Reafirmamos a sua permanência no partido, já que conseguiu organizar a máquina pública. O PSB tem conversado com outras legendas, como PV, PP, PTN, PTC, PPS e outras”, disse.

Já a direção do PT tem pela frente o desafio de escolher entre dois nomes quem será o seu representante na corrida de 2016. “Caminhamos para um consenso entre ambos os pré-candidatos, que viram grandes desafios na Serra, o que não dá pra caminhar dividido. Vamos unificar o partido em torno de um projeto e, um pouco mais à frente, em torno de um nome”, disse Lanes.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também